Conheça o car tuning, a arte de personalizar carros

Considerado um hobby, objetivo do car tuning é deixar cada veículo único, de acordo com gostos pessoais do dono


Para muitos, não basta ter um carro moderno: é preciso personalizar vários aspectos do veículo para deixá-lo com a sua cara. Esse é o chamado car tuning, prática que é considerada hobby entre os amantes de carros. Da cor até a estrutura, a variedade de modificações é grande, mas também é muito importante estar a par de tudo que é permitido ou não pela legislação brasileira.

Antes de tudo, é importante diferenciar alguns termos que podem ser confundidos com o car tuning. Chamamos de personalização o simples ato de instalar novos acessórios ou realizar mudanças simples no veículo; já as customizações seriam adaptações como trocar vidros, pneus e outros elementos; o car tuning seria um conjunto de todas essas coisas, só que com mudanças mais radicais, que também podem potencializar o desempenho do carro.

Por menores que sejam as alterações, a legislação de trânsito brasileira é bem rígida com respeito a mudanças muito radicais. Não é proibido personalizar seu carro, mas, ao infringir qualquer limite de customização, o motorista corre o risco de perder o direito de dirigir e, dependendo do caso, até ter o carro apreendido.

O primeiro passo é fazer uma solicitação de alterações para o Detran. Uma vez aprovado, após a realização das modificações, o veículo passará por uma vistoria para garantir que esteja tudo dentro dos limites legais. Se reprovado, será necessário refazer as alterações solicitadas dentro das regras do Detran.

A legislação é mais rígida com respeito a modificações que alteram o desempenho do carro de alguma forma, então as estéticas acabam sendo mais tranquilas e menos burocráticas. Qualquer alteração no interior do veículo é permitida, mas tudo que for externo já traz algumas limitações. Para pintar mais de 50% do carro, por exemplo, é necessário pedir autorização para o Detran, mas abaixo disso está liberado.

Já com respeito às modificações de desempenho, que é o que define o car tuning, os cuidados são mais rigorosos. É permitido aprimorar o motor, mas se limitando a, no máximo, 10% acima da potência original. Quem pretende rebaixar o veículo também precisa estar ciente de que ele precisa estar a, pelo menos, 10 cm do chão. As rodas também podem ser alteradas, mas nunca podem encostar em outras partes do carro.

Quanto às alterações estéticas, cada veículo possui suas próprias alternativas de customização, como é o caso dos acessórios para Jeep Renegade, que são pensados especificamente para esse modelo. Dessa forma, é possível alcançar resultados únicos e individualizados para cada tipo de carro, o que enriquece ainda mais essa arte de personalização de automóveis