Com as festas ainda proibidas e as viagens mais restritas, ir para o meio do mato é a opção mais viável de lazer - e também a menos arriscada. Acampar é uma das práticas mais seguras contra o contágio pelo coronavírus. É um passeio que pode ser feito em áreas verdes, com belas paisagens, muito ar puro e nenhuma aglomeração.
Se você é iniciante nessa atividade, o ideal é procurar um camping: uma área formal em que você paga diárias de hospedagem em troca de uma boa infraestrutura e também segurança.
Agora, se você está buscando unir a natureza e o luxo, o "glamping" - mistura das palavras "camping" e "glamour" - pode ser a atividade ideal para você. Essa modalidade de acampamento está com tudo, e, no Brasil, país em que não faltam belezas naturais para admirar, existem vários glampings instalados em todas as regiões do mapa, agradando todos os gostos e ainda respeitando a natureza ao redor.
O glamping é uma experiência de hospedagem bem diferente, que, apesar de integrar o turista à natureza de uma maneira muito natural e até meio rústica, não abre mão do conforto. É o encontro perfeito entre dormir em uma cama confortável e acordar cedinho, com os pássaros nativos cantando do lado de fora.
Se você se interessou por esse modelo de turismo, confira abaixo cinco opções confortáveis e charmosas que separamos para você aproveitar sua próxima folga de um jeito diferente.
Glamping Mangarito
A hospedagem com bangalôs suspensos e quartos decorados com peças de artistas locais fica localizada no Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira, em Iporanga, São Paulo. Essa é uma das regiões com a maior concentração de cavernas, cachoeiras e rios.
Jalapão Eco Lodge
Essa hospedagem fica dentro do Parque Estadual do Jalapão, no Tocantins, no meio do cerrado brasileiro. É uma área ainda bem conservada no Brasil e uma grande chance de conhecer toda essa beleza abundante com conforto.
Parador Casa da Montanha
Para quem gosta de paisagens montanhosas, essa é a opção perfeita. A hospedagem fica em uma fazenda, perto do Parque Nacional de Aparados da Serra e do Cânion Itaimbezinho, em Santa Catarina. O hóspede pode escolher entre três opções: luxo, suíte superior e suíte. As suítes contam com deque privativo, banheira de hidromassagem e lareira externa.
Rancho do Peixe
Ideal para quem gosta de uma praia, o Rancho do Peixe fica localizado em um lugar paradisíaco: a Praia do Preá, no Ceará. A hospedagem não tem televisão nem ar-condicionado, pois a ideia é curtir a natureza de uma maneira bem próxima e se refrescar com os ventos da região. Os 26 bangalôs contam com varandas, cama king size, frigobar e internet.
Mundomo Glamping
Com capacidade para até 38 pessoas, o local segue ao pé da letra o conceito de glamping e é a primeira hospedagem no Brasil a utilizar estruturas efêmeras nas suas tendas - ou domos, fazendo com que elas sejam fáceis de montar e desmontar. Os detalhes de transparência nas tendas, além de serem um charme, dão a sensação de se estar fora da cabana, seja de dia ou de noite - uma experiência que muda a forma como observamos o céu. Essa hospedagem também fica em Jericoacoara, no Ceará.