Conheça os 5 maiores desafios da transição capilar


Quem está passando ou já passou pela transição capilar, sabe que esse é um momento delicado e muito marcante na vida. Você lida com um turbilhão de sentimentos e precisa aprender a ser paciente e a se enxergar de uma maneira totalmente diferente. É um período de autoconhecimento e de autoaceitação, portanto, nem sempre é fácil. Mas quem passou por isso, garante: o resultado é recompensador e incrível! Listamos os cinco maiores desafios da transição e como você pode superá-los. Confira!

Fios com texturas diferentes
Esse é um desafio diário para quem está passando pela transição capilar. Depois que a raiz natural do cabelo começa a crescer, você deve aprender a lidar com os fios metade alisados e metade cacheados ou crespos. Não desanime! Aprenda a valorizar e a ficar feliz com o progresso que teve até então. Desde as primeiras semanas, já é possível notar a raiz natural crescendo, e isso deve ser celebrado. Anime-se com as mudanças e aprenda a ver a beleza da nova textura.

Nessa fase, aposte em penteados diferentes, em novos acessórios para o cabelo e em texturizações, como os twists ou os bigudinhos. Tudo isso pode te ajudar a lidar com as duas texturas de forma mais tranquila.

Comparar o seu cabelo com o de outra pessoa
Nesse processo, buscar por inspirações na internet ou entre pessoas próximas é normal, entretanto, ficar fazendo comparações e menosprezando o seu cabelo não é saudável.

Sinta-se livre para se inspirar nos penteados e nas dicas de cuidados com os fios, mas aproveite a sua transição para aprender com o seu próprio cabelo. Aprenda a amá-lo como ele é e a valorizá-lo nos dias bons e nos dias ruins. Afinal, é seu cabelo, é sua textura, é sua identidade original e isso merece ser respeitado e apreciado.

Lidar com os fios danificados
Em alguns casos, a química pode ter danificado os fios, que precisarão ser fortalecidos durante a transição capilar. Tenha paciência. É comum que os fios fiquem mais frágeis quando estão passando por essas mudanças. Para lidar com essa situação, procure aparar as pontas regularmente, aposte em produtos específicos para cabelos em transição, capriche em tratamentos de hidratação, nutrição e reconstrução da fibra capilar e tenha cuidado ao desembaraçar e manusear os fios.

Vontade de desistir
Durante a transição capilar, é comum se sentir mais vulnerável. Nos dias em que nada do que você faz com o cabelo te deixa feliz, quando você tem dificuldade para desembaraçar os fios ou mesmo quando as duas texturas estão bem aparentes, pode surgir a vontade de desistir e apelar para a chapinha ou para os alisamentos novamente.

Em momentos assim, pare e reflita os motivos que levaram você até esse ponto. O que te levou a querer voltar aos cachos e crespos? Converse consigo mesma, toque nos fios que estão nascendo, perceba o quanto estão saudáveis e lindos e entenda que vale a pena persistir.

A transição capilar é um processo que você deve usar para se conhecer novamente e para superar os seus medos. No final, tudo valerá a pena!

Big Chop
Big Chop costuma deixar muitas pessoas apreensivas durante a transição capilar. Por isso, é importante que você tenha em mente que não existe uma regra. Apenas você saberá qual é o momento certo de passar pelo Grande Corte. Algumas pessoas não esperam tanto tempo, outras se sentem mais confortáveis em cortar quando a raiz já está um pouco maior e outras preferem cortar gradualmente. Não corte o cabelo se não estiver satisfeita com o tamanho da raiz natural e se não estiver segura disso. A opinião que importa é apenas a sua!

A transição capilar demanda paciência e carinho com os cabelos durante todo o processo. Nem sempre será fácil, mas no final será libertador!