Consumo de bebidas alcoólicas fora de casa é feito por 18 milhões de brasileiros

Negócio gerou R$ 8,5 bilhões em um ano, segundo dados do painel Out of Home da Kantar Worldpanel


Brasileiro gosta de um "happy hour" ou daquela reunião após o futebol com os amigos, encontros sempre regados de uma boa bebida. E é dessa forma que a venda de bebidas alcoólicas fora de casa tem sido um grande negócio para as empresas do segmento. Nos 12 meses terminados em setembro de 2018, 18 milhões de brasileiros consumiram o produto fora do lar, gastando em média R$ 40 por ocasião.

Tanta movimentação gerou R$ 8,5 bilhões no período analisado. De acordo com George Moore, gerente da Kantar Worldpanel, especialista global em comportamento de consumo e um dos responsáveis pelo estudo, a cerveja segue como o produto mais buscado, com 82% de participação, seguido pelos destilados, com 15%, e vinhos, que aparecem com 3%.

"O sucesso da cerveja pode ser atribuído à frequência com que ela é escolhida, já que o consumidor médio opta pela bebida quase uma vez por mês, em 11 ocasiões por ano", afirma George Moore. Vinho e destilados apresentam frequência, respectivamente, de 2,5 e 4 vezes em 12 meses.

Na análise de canais, bares e restaurantes estão no topo dos que mais vendem cerveja no país. "O vinho, que tem como principais motivações de consumo o sabor e o prazer que proporciona, tem a oportunidade de aumentar o número de vezes que é escolhido pelo consumidor", analisa Moore

Segundo o especialista, os fabricantes precisam entender a dinâmica de cada canal, identificando quais os principais para ganhar participação, além de compreender quando as pessoas visitam os canais e por quais razões o fazem. Entender o motivo do consumo da bebida alcoólica também é importante.