A assinatura, na quarta-feira (30) , de um contrato de prestação de serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário para Caraguatatuba deve colocar a cidade em um novo patamar de desenvolvimento . Os investimentos da Sabesp para com o município serão de R$ 422 milhões ao longo de 30 anos.
Mas, outra boa notícia é que a cidade não vai precisar esperar três décadas para se beneficiar desses melhoramentos. De acordo com o contrato, as principais obras previstas deverão ser executadas no período de 6 a 11 anos, com aplicação de 80% do valor total do investimento, incluindo todas as etapas necessárias à elaboração de projetos, licitações e contratações dos empreendimentos.
O planejamento realizado pela Sabesp baseia-se nos investimentos propostos no Plano Municipal de Saneamento aprovado pelo Poder Legislativo. O plano passará por revisões a cada 4 anos, garantindo flexibilidade no atendimento às necessidades que possam surgir com o tempo e cumprindo sempre as exigências do município com relação aos investimentos.
Principais obras - Entre os investimentos previstos em abastecimento para Caraguatatuba, os destaques são as ampliações das instalações das ETAs e da reservação dos sistemas Porto Novo e Massaguaçu.
Em esgotamento sanitário, as prioridades são a ampliação dos sistemas de esgotos Indaiá e Jardim Adalgisa; implantação de coleta de esgotos nos bairros Golfinho, Jardim Terralão; melhoria dos sistemas Martim de Sá e Jaraguazinho, com novas redes e ampliação da cobertura em esgoto; e as obras do Jardim Gaivotas, cujo prazo de execução é de dois anos e já estão com 53% de execução.