Semelhantes, porém diferentes, as funções relacionadas a profissionais que atuam no mercado imobiliário diferem-se por sua área e forma de atuação.
Para melhor compreender o que faz um corretor de imóveis e um consultor imobiliário, listamos as principais competências de ambos os profissionais. Confira a seguir.
Amplo conhecimento no setor imobiliário
Muito mais abrangente do que se imagina, o setor imobiliário é imenso e abrange diferentes áreas, que estendem-se desde a compreensão do que são fundos imobiliários até estudos relacionados à região de interesse e aos demais detalhes competentes para compra ou aluguel de casas.
Essas e outras atividades descritas são responsabilidade de consultores imobiliários, profissionais que entendem do ambiente imobiliário de forma mais abrangente e que não se limitam apenas à questão do imóvel como um bem físico.
Soma de expertises
Plurais, os consultores devem instruir interessados a realizar de forma segura a compra ou venda de seu imóvel, analisar pontos positivos e negativos em uma ação de compra, inteirar o interessado nas tendências do mercado imobiliário, apresentar opções relacionadas ao financiamento e atuar em conjunto com construtoras, incorporadoras e outras empresas do mesmo segmento.
De forma geral, esse profissional normalmente atende pessoas jurídicas que passarão seus conhecimentos de forma interessante para pessoas físicas, garantindo que a venda ou compra seja interessante e viável para ambas, garantindo inclusive que o corretor de imóveis possa fazer seu trabalho sem maiores dificuldades.
Vendedores exímios de alta competência
Além de conhecerem o mercado, a área de interesse, diversas regiões e seus pontos fortes, os corretores de imóveis atuam como vendedores, conectando famílias a casas e apartamentos que possam lhe interessar.
Sejam eles virtuais ou presenciais, sua responsabilidade é criar a conexão na relação de compra ou venda, garantindo que todos os detalhes sobre o empreendimento sejam expostos, aumentando assim as chances de satisfação de ambos os envolvidos.
Esses profissionais acompanham todo o processo do negócio, atuam em conjunto com os consultores e buscam opções viáveis para (na maioria dos casos) atender pessoas físicas, garantindo a elas que a escolha de seu novo imóvel seja assertiva e longe de estresses.
A importância das administradoras de imóveis
De forma geral, os profissionais têm um local de atuação em comum: as imobiliárias, empreendedoras ou administradoras de imóveis. Nelas, cada um desempenha sua função de forma individual, porém conectada diretamente com o outro, garantindo que os negócios sejam feitos de forma legal e facilitada, mostrando que, à sua maneira, ambos os profissionais são de extrema importância.
Para finalizar, frisamos que, em todas as relações de compra e venda, seja de um novo imóvel ou de empreendimentos de terceiros, é preciso ter apoio de uma empresa de administração de imóveis. Além de reduzir os riscos de que sejam feitos maus negócios, em empresas do segmento, os profissionais serão encontrados, garantindo aos interessados todos os benefícios citados.
Sabendo de sua importância, em caso de necessidade, indicamos sempre que as profissões sejam honradas e devidamente buscadas.