Há muitos anos o inglês vem dominando o mundo como uma "língua universal", sendo comum países em que os habitantes utilizam do inglês para conversar com aqueles que vêm de fora - tanto para comunicação falada quanto para sinalização, sobretudo nos locais em que há muitos turistas.
Mais de 100 países falam o idioma, e sem dúvidas é a língua mais falada do mundo. Isso dá ao inglês um certo prestígio - mas os dias de "reinado" da língua podem estar contados. Isso porque o mandarim, idioma chinês, está liderando os rankings de línguas com maior número de falantes no mundo.
Mandarim poderá substituir o inglês?
O mandarim pode, sim, ser a "língua do futuro" e substituir o inglês como língua universal. E essa é uma realidade: principalmente porque a China tem a maior população mundial, com mais de 1 bilhão de habitantes, sem contar que também se trata do segundo maior PIB (Produto Interno Bruto) do mundo.
Luiz Antonio Paulino, diretor de instituto da Unesp (Universidade Estadual Paulista), a importância da China e da cultura chinesa tem aumentado consideravelmente - fato que pode ser visto pelo maior interesse dos próprios alunos da instituição para fazerem aulas de mandarim em cursos de parceria com a Universidade de Hubei. Outras universidades renomadas, como a Unicamp, a FAAP e a USP também possuem parcerias com universidades chinesas.
A parceria de instituições brasileiras e chinesas intensifica, inclusive, as relações entre os países, que já tem uma relação social e econômica bastante amigável. Desde 2009, a China ocupa o lugar de principal parceiro comercial do Brasil. E, do ponto de vista global, a nação ocupa a segunda maior economia do mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos da América.
Também por se tratar de uma oriental, que não se utiliza de alfabeto romano e nem de sons tão próximos da língua portuguesa, trata-se de uma língua peculiar - mas o nível de aprendizado pode ser relativamente simples, principalmente para quem tem facilidade para aprender línguas estrangeiras; aulas particulares com professores de idiomas também podem ser uma ótima ideia para ter um contato mais próximo e direto com a língua.
Como os demais idiomas, exige dedicação no estudo, principalmente por sua riqueza gramatical e de vocabulário. Os caracteres do mandarim formam sílabas quando combinados; e, para eles, sílabas podem significar também palavras. Para ler um jornal em mandarim, por exemplo, é necessário que você conheça ao menos entre 2 e 3 mil caracteres.