A conservação dos conjuntos de louças, independentemente do material, vai depender muito do cuidado na hora do uso, limpeza e armazenamento do item. Se você quer garantir maior durabilidade das peças, veja algumas dicas que separamos.
Atenção às instruções de uso
Ao comprar uma louça nova, leia bem as instruções, isso porque algumas peças exigem cuidados específicos, como não levar ao micro-ondas - é o caso dos pratos de vidro ou porcelana com detalhes metálicos, prateados ou dourados. Além disso, algumas peças ainda pedem para se evitar lavagens frequentes, ou seja, vale ter uma louça para o dia a dia e outra para ocasiões especiais.
Itens que podem ser lavados na máquina
De modo geral, travessas de metal, louças de vidro ou cerâmica podem ser lavadas na lava-louças, sem problema algum. Assim como itens de porcelana branca também podem ser lavados tranquilamente na máquina. Apenas as peças mais delicadas, como as taças de cristal ou com algum tipo de decoração, devem ser lavadas à mão, para não danificar. Mas se atente à disposição dos itens no eletrodoméstico: organize corretamente e não coloque mais louça do que a capacidade permitida.
Como tirar riscos e manchas
Para tirar riscos e manchas, utilize uma mistura feita com bicarbonato de sódio e água. Com um tecido macio, passe a pasta sobre o risco e esfregue com uma esponja. Em seguida, lave o item e deixe secar. Essa solução funciona para vários tipos de louça, incluindo vidro e porcelana.
Cuidado ao deixar para lavar depois
Se por algum motivo você não conseguir lavar os utensílios logo após a refeição, é importante tomar alguns cuidados para evitar danos, como tirar o excesso da sujeira e organizar a pia, fazendo pilhas de acordo com cada tipo - prato com prato, talher com talher. Assim, você evita riscos na sua louça.
Se atente ao uso do escorredor
Algumas louças podem ficar com manchas de água; para evitar isso, enxugue com um pano macio logo após a lavagem. Caso não seja possível, quando for secar, um pano com álcool resolverá o seu problema.
Como guardar as louças
Guardar as louças da maneira correta facilita o manuseio, evita riscos e ainda pode ajudar a decorar a casa. O ideal é que os copos sejam separados por tipo e alinhados em fileira até o fundo do armário - coloque os maiores atrás e os menores na frente. Além disso, eles devem ficar preferencialmente virados para baixo, para evitar o acúmulo de pó.
No caso das xícaras e canecas, é importante lembrar que algumas podem ser empilhadas, mas outras não. Uma solução é pendurá-las em ganchinhos.
Já para os pratos evite empilhar em excesso e faça pilhas diferentes para os rasos e os fundos. Uma boa dica de armazenamento é colocar pequenos guardanapos ou flanelas entre os pratos, para evitar que as peças se atritem no empilhamento.