Cuidados diários contribuem para manter jardim em casa saudável e bonito

Jardinagem é atividade prazerosa e tranquilizante, e seus benefícios para saúde mental são imediatos; veja 6 dicas para manter seu jardim bonito


Cultivar um jardim é uma atividade que pede dedicação, e, para que ele cresça bonito e frondoso, não basta jogar as sementes na terra e esperar que elas virem um jardim bonito e saudável sem esforço e cuidado; afinal, as plantas não se hidratam e se podam sozinhas. 

As raízes de plantas que não são muito bem-cuidadas acabam com as raízes apodrecidas e atacadas por pragas, fazendo com que suas flores e folhas murchem. Se você negligenciou o cuidado das suas, não se preocupe, pois elas respondem bem aos cuidados e se desenvolvem rápido, renascendo com uma estrutura forte e exuberante. Portanto, se você quer ter uma área ajardinada na sua casa, precisa estar disposto a cuidar das necessidades das suas plantas com muito carinho, lembrando que cada espécie é diferente e merece atenção especial. 

Apesar do trabalho, cultivar um jardim é gratificante pela possibilidade de ver seu trabalho crescendo e florescendo. Se você é um jardineiro sem experiência, separamos seis dicas básicas para cuidar do seu jardim como um verdadeiro profissional. 

Tire as ervas daninhas 

Essas plantas invasivas podem nascer naturalmente ou serem trazidas por pássaros e insetos, tirando água e nutrientes do solo das suas plantas. Por isso, corte o mal pela raiz e as arranque de vez, impedindo que cresçam de novo. Quando for fazer a reposição de terra é importante não pegar a parte de cima da terra porque lá está a maior concentração das sementes parasitas, então opte sempre pelas partes mais profundas. 

Areje o solo 

É importante arejar o solo, remexendo com frequência na terra e no substrato, para que suas plantas cresçam sem problemas. Com o solo arejado, o oxigênio consegue atingir as raízes com mais facilidade. O resultado disso são folhas mais vistosas. Para esta atividade pode-se usar um garfo, se não tiver um arejador de solo apropriado. 

Regue

A água é essencial para que as plantas cresçam. Para as sementes, a rega precisa ser diária. Mudas e plantas menores são mais independentes, mas ainda precisam de um cuidado regular. Lembre-se de nunca regar suas plantas quando o sol estiver direto, pois isso pode queimar a planta e prejudicar o seu crescimento. Nas estações mais quentes e secas, elas precisam de mais água. Em dias mais frios, isso pode mudar, dependendo da espécie. 

Pode 

Em árvores frutíferas, esse passo é ainda mais importante para que elas tenham frutos mais saudáveis. A poda pode ser dividida em quatro etapas: remoção dos ramos mortos, dos galhos que cruzam com outros, de caules e ramos que apontam para cima em linha reta e remoção de ramos que apontam para dentro.  

Limpe seu jardim 

Este é o primeiro passo para deixar seu jardim bem-cuidado. Remova as folhas mortas, os galhos caídos e quaisquer outras coisas que deixem seu jardim com aparência suja e abandonada. Este trabalho precisa ser feito pelo menos uma vez por mês, porque o excesso de folhas prejudica a aeração da grama e a oxigenação das raízes. Neste tópico, também é importante aparar o gramado de maneira regular, e a altura da grama precisa estar entre cinco e nove centímetros. Para esse trabalho, um cortador de grama pode auxiliar muito bem. 

Não abandone o ritmo 

Cuidar de um jardim é algo trabalhoso, e, para manter o espaço sempre saudável, o cuidado deve ser regular. Dê um agrado para suas plantas! Regue, pode e fique de olho nas ervas daninhas.

anuncio