Cuidados na hora de comprar o carro antigo dos sonhos

Os carros despertam a paixão dos entusiastas, principalmente os modelos clássicos. Porém, deve-se tomar alguns cuidados antes de fechar negócio


Seja por saudosismo, por gosto, por hobby ou para matar aquele desejo da infância ou adolescência, muitos adultos enxergam nos carros antigos uma forma de satisfazer um interesse pessoal. E engana-se quem pensa que os automóveis antigos estão ultrapassados: mais do que nunca eles seguem firmes e fortes, desafiando as frotas mais novas.

Carros que marcaram gerações encontram mercado ainda nos dias de hoje

Dos modelos icônicos que marcaram época aos modelos populares de seu tempo, o fato é que os carros antigos ainda chamam a atenção dos entusiastas. O aspecto mais quadrado dos carros das décadas de 80 e 90, por exemplo, passando também pelos clássicos inconfundíveis da década de 70 possuem valor afetivo e, por que não, valor de mercado.

Afinal, assim como qualquer item de colecionador ou antiguidade, seu preço depende do seu estado de conservação. É claro que poucos foram os carros que passaram com louvor na prova do tempo. Má conservação, desleixo de antigos donos ou o próprio abandono foram lugar-comum na "vida" da maioria dos carros antigos. Já os que sobreviveram e, principalmente, os que foram devidamente conservados, esses sim são muito valorizados.

Os preços variam conforme o estado de conservação

Não é raro encontrar carros antigos, principalmente aqueles que foram considerados de ponta em suas respectivas gerações, chegarem a bater o preço de carros zero quilômetro. Mesmo com muito menos ou quase nenhuma das tecnologias dos carros atuais, esses carros podem custar relativamente caro. Isso acontece porque não há uma regra no mercado de antigos, algo que, inclusive, acaba inflacionando e muito os preços.

Porém, ainda é possível encontrar bons exemplares a bons preços. O segredo reside numa boa pesquisa. O entusiasta interessado em encontrar o carro dos sonhos deve pesquisar e muito, para não cair em armadilhas. Vale de tudo: de sites de compras, marketplaces, grupos em aplicativos de mensagem até mesmo bater naquela garagem onde está aquele carro que tanto deseja.

É preciso cuidado antes de bater o martelo

Contudo, vale não se apressar a fechar negócio. Os carros antigos escondem alguns segredos por baixo da aparência, que nem sempre estará aparente. É importante conferir alguns itens antes de colocá-lo no guincho, ou com sorte, sair dirigindo. Antes de mais nada, deve-se pedir ajuda especializada caso não seja um assunto de domínio.

Em primeiro lugar, conferir se o automóvel nunca foi batido. Carros antigos já foram expostos a muitas situações e acidentes podem ter sido uma delas. Deve-se observar se as longarinas já foram refeitas, se o carro tem aspecto de desalinhado ou outras situações que comprometam sua estrutura em geral. Ainda na parte externa, deve-se conferir se há pontos de ferrugem que possam ser mais graves, como danos ao assoalho, no caso dos monoblocos.

Vidros e demais partes que possuem marcação de chassi devem ser conferidos. Caso contrário, não passarão em inspeção veicular, necessária para a transferência. Partindo para a mecânica propriamente dita, é importante saber se o carro está com o motor saudável. Carros parados há muito tempo podem estar com o motor travado, o que praticamente inutiliza o veículo. Portanto, exige bastante cuidado e informação antes de dar a partida.

Documentação costuma ser um entrave na negociação

Se tudo passar no teste, é hora de conferir a documentação. Carros antigos costumam pecar neste aspecto, duplas transferências e outros problemas são muito comuns. Para não ter problemas na hora de passá-lo para o nome, é importante que o nome do dono esteja constando no ATPV. Além disso, conferir se o carro não possui multas ou impostos atrasados, o que é também bastante comum.

No mais, para evitar dores de cabeça, conhecer de quem se está comprando é fundamental. Por esse motivo, leilões de carros usados costumam ser fonte confiável de bons negócios, por serem idôneos e claros com a documentação.