Cunha passa por alteração na data de fundação do município

Trabalho de revisão histórica mudou data oficial de 1858 para 1724


Como resultado de uma revisão histórica, a Estância Climática de Cunha, cidade do Alto Vale do Paraíba, no interior de São Paulo, comemora, em 19 de março, 294 anos, em conformidade à construção da Capela Jesus, Maria e José da Boa Vista, em 1724.

A alteração é fruto do trabalho de pesquisa de historiadores, com destaque para o professor cunhense João Veloso, que foi desenvolvido nos últimos anos, sobre a real data de fundação da cidade. Até 2017, a data oficial era 20 de abril de 1858, quando a Vila de Cunha foi elevada à condição de cidade.

Com o resultado do levantamento e o respaldo de diversas audiências públicas, a Câmara Municipal de Cunha aprovou em sessão ordinária a Lei Municipal 1569/2017 que altera a data, oficializando a construção da Igreja da Boa Vista (como é mais conhecida) como sendo o marco zero de fundação da cidade.

Para celebrar a nova data e os quase três séculos da cidade, a Prefeitura de Cunha está preparando uma programação de atividades que se desenrolará especialmente nas escolas do município, em 19 de março.