Desde domingo (12) em operação, os servidores da Defesa Civil de Pinda têm desobstruído vias com a retirada de galhos e árvores, removido terras de barreiras que caíram e auxiliando famílias em casos de enchentes. Uma casa chegou a ser soterrada no Morro dos Macacos.
O diretor da Defesa Civil, Michel Cassiano, disse "que é um local de difícil acesso e que os agentes estão trabalhando desde as primeiras horas desta terça-feira para verifciar se existe vítima e para socorrer caso necessário, além de outros procedimentos que precisam ser executados no local".
Ele informou que alguns agentes da Defesa Civil têm virado a madrugada para atender aos chamados. "Estamos com frentes trabalhando em praticamete todos os pontos da cidade e estamos de plantão para socorrer famílias", avaliou Michel Cassiano.
No domingo, o índice pluviométrico registrado pela Defesa Civil foi de 97mm. A Polícia Militar calculou 86mm e a CIIAGRO 79,5mm. A diferença dos valores é por causa dos pontos de aferição.
Os locais mais castigados foram os bairros Jardim Cristina (ruas Capitão Vicente Vizaco e Francisco Zamith) e Feital (travessa José Francisco da Cruz) com alagamentos, e o Mandu com queda de árvore e galhos, bem como a rodovia Dr. Caio Gomes Figueiredo.
Na segunda-feira (13), o índice pluviométrico chegou a 58mm registrado pela Polícia Militar. A Defesa Civil calculou 31 mm e a CIIAGRO 34,3 mm. Embora o índice pluviométrico tenha sido inferior ao de domingo, a chuva causou mais estragos.
Houve uma queda de muro na reserva Laguna (Maricá), queda de uma passarela no Rancho Fundo (Piracuama), queda de barreiras nas estradas do Pinga, da Buraqueira e do Trabiju, queda de árvores na rua Conselheiro Rodrigues Alves (Boa Vista) e alguns pontos de alagamentos, como rua 1 e Alcides Soares de Oliveira (Delta), Estrada Jorge Emília Vieira (Cruz Pequena), rua Nassif Salomão Kobbaz (Carangola) e rua Isaura Vieira da Fonseca (Parque das Palmeiras).
O diretor da Defesa Civil afirmou que "as equipes continuarão nesta terça-feira com serviços de limpeza e remoção de alguns galhos e outras ocorrências".