Pindamonhangaba terá uma série de atividades, de quinta (26) a sábado (29), para celebrar o Dia do Produtor Rural. O evento, que acontece na cidade há 60 anos, será realizado pelo Sindicato Rural e Conselho de Desenvolvimento Rural, com apoio da Prefeitura.
A programação de sexta-feira (28) terá uma palestra sobre manejo e nutrição de vacas no período de transição, com o zootecnista Alexandre Valise Siqueira, a partir das 15h, no auditória do Sindicato Rural.
No sábado, acontece o tradicional Torneiro Leiteiro. Neste ano, será realizado em duas categorias: regularidade e produtividade. Na regularidade, vence o animal que mais se aproximar da meta estipulada na sua inscrição - produzir 20, 25 ou 30 kg de leite/dia. Na produtividade, vence o animal que produzir maior quantidade de leite durante o torneio. A premiação pode chegar a R$ 5 mil para o primeiro colocado e, também, é oferecido prêmio ao melhor tratador.
Ainda no sábado, acontece a 4ª edição do "Gente do Campo Alimentando a Cidade", que deve reunir cerca de 800 pessoas, entre produtores rurais, familiares e público em geral, na sede do Sindicato Rural. O evento tem como objetivo divulgar a importância do produtor rural na economia e desenvolvimento da cidade.
Um dos destaques do evento será uma palestra com uma equipe do Banco do Brasil sobre o Plano Safra 2017/2018 de linhas de crédito para produtores rurais, às 11h. "Será extremamente importante essa palestra para elucidar aos produtores de Pinda e região sobre as linhas de créditos e as formas de financiamento. Todas as dúvidas serão esclarecidas e esperamos que isso estimule o crescimento do setor rural do município", explicou o diretor de Agricultura da Prefeitura, Paulo Ricardo Nicolás Imparato.
A programação do evento começa às 8 horas, com café da manhã, solenidade, palestra técnica e homenagem a produtores (geração passada e presente no campo). Das 13 às 18 horas, haverá visitação exposição de produtos agrícolas, dentre eles Arroz Ruzene e Caprinocultura Real Capri, equipamentos e insumos.
O evento e o estacionamento são gratuitos e abertos ao público em geral. Toda a renda obtida com venda de alimentos e bebidas será destinada à Apae de Pindamonhangaba.