No mês da mulher, trazemos à tona a importância da luta feminina por seus direitos e sua participação no mercado de trabalho. A presença da mulher no setor profissional é contributiva não apenas para elas, mas para todo o setor, já que o papel feminino beneficia a sociedade como um todo e agrega diferentes perspectivas. Afinal, a diversidade ajuda a somar e, dentro do espaço corporativo, colabora com o desenvolvimento de todos.
Contudo, ainda em muitas áreas, a presença masculina é dominante, em comparação com a feminina, o que prejudica não só os que estão fora desses espaço, mas também os próprios envolvidos, que não ganham a chance de se desenvolver com pessoas de outras vivências.
Além disso, a falta de mulheresem determinado setor desanima outras que gostariam de estar nesse espaço. Portanto, é fundamental que haja ações de todos os agentes do mercado de trabalho para a equidade de gênero nessa área.
No entanto, há muitas carreiras que, devido a luta e conquista feminina, são protagonizadas por mulheres. Veja abaixo algumas profissões com maior presença. feminismo imagens: O feminismo é um movimento.
A ciência da educação, que se debruça sobre o ensino e a aprendizagem, é majoritariamente feminina. Na pedagogia, os profissionais atuam como professores, educadores, pesquisadores da área da educação, coordenadores, diretores de escolas, e mais.
Nessa área, há grande presença feminina, muito porque, ao longo da história, o cargo da educação e dos cuidados infantis era direcionado às mulheres. Contudo, esse setor se modificou muito com o tempo, mas manteve a forte presença de mulheres dominando esse espaço.
Enfermagem
A carreira de enfermagem possui grande presença de mulheres. Também como no caso da pedagogia, desde tempos remotos, os cuidados com o outro eram responsabilidades femininas. Daí a tradição de a pessoa enfermeira ser muitas vezes a mulher.
Pessoas que se qualificam como enfermeiras podem atuar em hospitais, postos de saúde, assistência, entre outros. Além do mais, há subáreas na enfermagem, como a enfermagem geriátrica, infantil e de primeiros socorros.
Psicologia
Quando pensamos em um profissional da psicologia, logo imaginamos uma mulher exercendo esse papel, não é mesmo? Isso porque a maioria dos psicólogos são mulheres. A psicologia é uma ciência social que analisa o comportamento e a mente das pessoas, incluindo nisso seus processos mentais, como sentimentos, pensamentos, etc.
Segundo dados do Cadastro Nacional do Conselho Federal de Psicologia (CFP), há 215 profissionais do ramo atuando no Brasil e, destes, aproximadamente 190 mil são mulheres. Convertendo, significa que 90% dos profissionais são psicólogas.
Odontologia
A presença feminina na odontologia é marcante. A pessoa que se forma na faculdade de odontologia pode seguir na carreira acadêmica, trabalhar em empresas e consultórios e em empresas que desenvolvem materiais odontológicos, por exemplo.
Segundo levantamento, as mulheres representam mais de 71,82%, dos profissionais na área da Odontologia, nessa porcentagem estão incluídas cirurgiãs-dentistas, profissionais técnicas e auxiliares.
Recursos humanos
Outra área com bastante mulheres como protagonistas é a de recursos humanos. Esse setor está presente em todas as empresas, gerenciando os processos relacionados ao capital humano, isto é, os colaboradores. Nisso, algumas atividades exercidas são: atração e seleção de talentos, gestão de pessoas e processos de pagamento.