Sendo uma das redes sociais mais utilizadas no Brasil, o Instagram conta com cerca de 122 milhões de usuários ativos no país, segundo dados da We Are Social e da Hootsuite. Esse número está em constante crescimento, devido ao sucesso da plataforma em transformar perfis em possibilidade de negócios.
A Meta, empresa responsável pelo Instagram e por outras plataformas como Facebook e WhatsApp, vem alterando a forma como as publicações são distribuídas. O que antes era uma rede social exclusivamente de fotos, hoje tornou-se um grande atrativo para empresas justamente pela variedade em apresentar o trabalho através de vídeos, fotos, e também pela usabilidade exclusiva de funções para perfis comerciais. Saber aproveitar cada uma das ferramentas oferecidas pelo Instagram é determinante para ter um perfil de sucesso na plataforma.
Mais do que apresentar os produtos através de fotografias e vídeos, é preciso humanizar a loja. Usuários do Instagram preferem ver postagens nas quais possam se identificar, por isso fazer interação com os funcionários, se apresentar ou aparecer nas publicações é fundamental para esse processo. Mesclar esse tipo de post com fotos de produtos oferecidos pela loja pode ser uma excelente estratégia.
Lançada em 2018, a funcionalidade Instagram Shopping permite que lojistas criem catálogos dentro da plataforma. A aplicação permite marcar e adicionar figurinhas com os produtos cadastrados em postagens no feed, stories e reels. O objetivo é trazer mais facilidade para o e-commerce apresentar seus produtos e também para os clientes conseguirem visualizar um catálogo completo, com informações e valores.
Uma dica para alavancar ainda mais o perfil é utilizar funcionalidades diversas dentro da plataforma. Fazer postagens no feed, stories, reels e lives permite que diversos estilos de público cheguem à loja. Além disso, vale utilizar formatos diferentes nas publicações, como fotos, vídeos, carrossel, utilização de figurinhas, marcações de parceiros e clientes, entre outras possibilidades do aplicativo.
Ter um feed de sucesso depende de como o trabalho é apresentado e como as pessoas conseguem visualizar cada detalhe do que é oferecido. Um perfil na modalidade empresarial dentro da plataforma permite que o lojista consiga dados analíticos sobre as publicações, sendo possível fazer análises do público-alvo e obter informações mais detalhadas sobre postagens, sabendo o que os visitantes preferem, curtem e compartilham.
Criar estratégias de postagens também é um passo importante dentro da plataforma. Com a análise de perfil dos usuários, é possível fazer postagens mais elaboradas e voltadas para o público do perfil; além disso, é importante analisar o melhor horário para postar reels, stories e diretamente no feed, levando em conta que nem sempre os horários são os mesmos para todas as modalidades.
Por fim, vale lembrar que não existem regras quando se trata de postagens e redes sociais. Cada perfil é único e conta com suas particularidades. Vale a pena fazer testes de postagens e analisar todos os resultados. Além disso, se o objetivo for alavancar ainda mais a loja, vale a pena utilizar o serviço de publicidade paga do Instagram; dessa forma, o perfil aparecerá para mais pessoas.