E- Social: Começa em abril envio de dados de empresas do Simples Nacional

Novo sistema elimina 15 informações periódicas que os empregadores eram obrigados a fornecer ao governo


Empresas optantes pelo Simples Nacional ao sistema eSocial, que concentra em uma única plataforma dados trabalhistas, fiscais e previdenciários fornecidos pelas companhias poderão migrar seus dados neste mês de abril. O novo sistema do eSocial é uma plataforma que unifica a prestação de informações por parte dos empregadores e reduz a burocracia.

A Receita Federal é quem administra o eSocial. O novo sistema elimina 15 informações periódicas que os empregadores eram obrigados a fornecer ao governo. A plataforma foi adotada para empregadores domésticos em 2015 e agora está sendo expandido gradualmente para todos os empresários.

"No total já são quase 12 milhões de empresas optantes e que serão inseridas no cenário do e-Social no mês de abril deste ano. Apenas lembrando, este é o mesmo mês da entrega das declarações de Imposto de Renda, o que pode sobrecarregar em muito os sistemas da Receita Federal após início da segunda quinzena do mês", explica Lucas Vieira, Gerente de Produtos da Soluti, empresa especializada no segmento de Certificação Digital.

Em julho do ano passado, as médias empresas, que faturam de R$ 4,8 milhões a R$ 78 milhões, e as pequenas empresas que não fazem parte do Simples Nacional começaram a aderir ao eSocial . Depois de passarem os últimos meses incluindo os dados das empresas e de cada trabalhador no sistema, os empregadores passarão a fechar as folhas de pagamento pelo eSocial.