EDP investe cerca de R$ 3 milhões em obras de rede de energia em São José dos Campos, São Francisco Xavier e Monteiro Lobato

Investimento traz mais segurança e qualidade ao fornecimento de energia para a região


A EDP, distribuidora de energia elétrica do Alto Tietê, Vale do Paraíba e Litoral Norte de São Paulo, realiza ações contínuas de implantação de novas tecnologias no sistema elétrico na área de Concessão. Para ampliar a qualidade e segurança no fornecimento de energia da Zona Norte de São José dos Campos, distrito de São Francisco Xavier e para a cidade de Monteiro Lobato, importantes polos turísticos do Vale do Paraíba, a Companhia iniciou obras de melhorias da infraestrutura energética local.

O investimento total será de 3 milhões e as obras têm previsão de término em dezembro. Visando a modernização da rede existente, serão substituídos 15 quilômetros de rede aérea convencional por novas tecnologias com fiação compacta e protegida, mais resistentes a agentes externos como vegetação, substituídos 250 postes, instalados quatro reguladores de Tensão e implantadas 137 chaves de proteção e de manobras de carga.

Com as ações de melhoria, a nova rede proporcionará maior disponibilidade energética e flexibilidade ao sistema, o que deixa a rede ainda mais preparada para o desenvolvimento da região.

"A nova rede permite atender os atuais clientes com mais segurança e acompanhar de forma sustentável o crescimento econômico local. Além disso, todo cabeamento utilizado no projeto é protegido, o que proporciona maior harmonia com a vegetação e meio ambiente, auxiliando na prevenção contra quedas de energia", destaca Lauro Ribeiro, gestor executivo da EDP.

Outros investimentos na região

Em maio de 2019, a EDP inaugurou a subestação de energia Vila Paiva. O investimento de R$ 17,4 milhões permitiu a expansão em 12% da capacidade do sistema energético da cidade de São José dos Campos, e beneficiou diretamente cerca de 78 mil clientes, o equivalente a 270 mil habitantes. A obra trouxe impacto direto na qualidade e segurança do fornecimento de da zona norte da cidade, ao Distrito de São Francisco Xavier e para o município de Monteiro Lobato. Para conectar a subestação ao sistema da Distribuidora, foram construídos 12 km de rede aérea na região.