EDP registra 740 ocorrências com pipas na rede elétrica no primeiro semestre

Pipas na rede elétrica podem causar acidentes graves e interrompem o fornecimento de energia


De janeiro a junho deste ano a EDP, distribuidora de energia elétrica do Vale do Paraíba e Litoral Norte, registrou 740 ocorrências com pipas na rede elétrica, afetando a distribuição para aproximadamente 23 mil clientes. No mesmo período do ano passado foram 823 registros. A redução no número de ocorrências mostra a efetividade das campanhas de conscientização da EDP.

Apesar da queda nos registros, a EDP intensifica suas ações de conscientização por causa das férias, período de maior incidência das ocorrências. As pipas, quando enroscam na rede de energia elétrica, podem causar acidentes graves e interrompem o fornecimento de energia, afetando grande número de pessoas.

As linhas de pipas - com ou sem cerol ou produtos cortantes - causam desligamentos ao romper os cabos de energia e também podem provocar curtos-circuitos, ao ficarem presas na fiação. "Além do prejuízo ao fornecimento de energia, um curto-circuito na rede elétrica provocado pelas pipas é um risco grande às pessoas pois pode resultar em queimaduras, amputação de membros ou até a morte.

Ninguém nunca deve intervir na rede elétrica para tirar uma pipa enroscada. A EDP deve ser acionada imediatamente em caso de qualquer ocorrência.

O ideal é que a brincadeira seja sempre feita de forma segura, distante da rede de energia elétrica. Espaços abertos como parques e campos são os mais adequados para a prática da atividade com segurança.