A Sabesp está investindo R$ 8,2 milhões em obras de remanejamento da adutora de água tratada para Moreira César, visando eliminar problemas de rompimento da adutora antiga para a região central do Distrito. Na última semana, o prefeito Dr. Isael Domingues e o presidente da Câmara, vereador José Carlos Gomes - Cal foram conferir o andamento dos trabalhos.
Eles foram recebidos pelo gerente de Divisão da Sabesp, José Fonseca Marcondes Júnior, gerente do Setor Técnico, Sérgio Roberto da Silva Santos, que estavam acompanhados do engenheiro fiscal Marcos Antônio de Sousa e do encarregado da empresa Parâmetro, executora da obra, Aparecido de Jesus Araguê Gomes (Cidão).
A obra teve início em março deste ano e vem sendo executada pela empresa Parâmetro Saneamento, com previsão de encerramento para setembro deste ano. O trabalho compreende a implantação de 8.340 metros de tubos em PEAD, com diâmetro de 400 mm, ligando a estação do Carangola até a região do Laerte Assumpção, margeando a linha férrea da rede ferroviária.
A nova tecnologia de uso de tubos de polietileno de alta densidade (PEAD) é utilizada em redes de saneamento de água, com a garantia de resistência a impactos e químicas, além de ser atóxico para transportar a água com qualidade e apresenta elevada vida útil e alto desempenho.
O processo, que compreende técnicas de soldagem conhecida como termofusão, realiza a fundição de tubos em temperatura superior a 200ºC, moldando e resfriando os tubos na forma desejada e unindo as conexões utilizando faceador, abraçadeiras, placas de solda e um transformador de tensão.
"É uma técnica moderna, que não apresenta risco de vazamento, fácil manutenção e que pode ser aplicada pelo método não destrutivo, ou seja, sem perfurar o pavimento em toda extensão, apenas em pontos localizados", explicou o engenheiro Marcos Antônio.
A atual adutora que abastece a região central e bairros próximos de Moreira César foi implantada no início da década de 80 e será desativada após o término desta obra. "Com a nova adutora finalizada iremos eliminar os transtornos de desabastecimento de água dessa região de Moreira. Temos outra adutora que sempre necessita de manutenção na região da Vila São Benedito e está no planejamento da empresa realizar também o seu remanejamento para sanar de forma total os problemas de rompimento que geram falta de água", afirmou o gerente Sérgio.
O prefeito Dr. Isael Domingues acompanhou os trabalhos no canteiro de obra e conheceu o processo de implantação da nova rede. "Queremos parabenizar a Sabesp por esse importante investimento em nossa cidade e por todas as parcerias realizadas com nossa cidade, sempre preocupada em levar qualidade no saneamento básico e no abastecimento de água", afirmou Isael.
Para o gerente de Divisão da Sabesp, José Fonseca Marcondes Júnior, os investimentos irão manter a qualidade dos serviços realizados pela empresa. "Estamos sempre investindo em melhorias e ampliações em rede e esse valor de R$ 8 milhões é uma demonstração de que queremos sempre melhorar o abastecimento de água no município", afirmou.