Em São José dos Campos, unidade móvel amplia castração e promove bem-estar animal

No mutirão no Jardim Santa Luzia foram realizadas 420 cirurgias


Cães e gatos disputam espaço quando o assunto é a amizade com o ser humano. Há quem diga que eles já fazem parte da família brasileira. O bem-estar desses animais de estimação integra as políticas públicas em saúde desenvolvidas pela Prefeitura de São José dos Campos.

Entre elas, está o programa permanente de castração e microchipagem de caninos e felinos, executado pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). Criado em 2018, o Meu Pet Feliz ganhou no ano passado o reforço da unidade móvel veterinária e realizou no total 10.505 cirurgias 100% gratuitas.

Conhecido como castramóvel, o ônibus adaptado beneficiou 1.297 pets até o momento. Somente nos 100 primeiros dias deste ano, foram 331 cirurgias, um aumento de 71,5% em relação ao mesmo período de 2020, com 193 castrações.

Após a primeira ação, em São Francisco Xavier (região norte), o ônibus do castramóvel passou pelas regiões sudeste -Pinheirinho e Santa Luzia- e leste -Jardim São José 2. A ampliação das cirurgias por essa modalidade é compromisso do Plano de Gestão 2021-2024.

Conscientização

O castramóvel tem por objetivo atender a população de bairros mais distantes, com menor acesso aos procedimentos veterinários específicos de castração dos dogs e bichanos. Além de cuidar da saúde dos pets, a iniciativa conscientiza os moradores sobre a guarda responsável e o bem-estar animal.

"Como médico veterinário, eu posso afirmar que é muito importante que tutores possam oferecer aos seus pets o bem-estar e ter o conhecimento necessário de guarda responsável", explica o gerente do CCZ, Diego Amaral.

Conforme explica Diego, a castração contribui para a saúde dos bichos e evita superpopulação, abandono e maus-tratos. "É importante destacar a diminuição do tumor de mama em fêmeas castradas e a prevenção de infecções no trato reprodutor que podem levar a óbito. Para os machos, minimiza a ocorrência de fugas para cruzar."

Entre os donos de animais dos locais atendidos, o castramóvel se tornou um sucesso pela qualidade nos procedimentos, comparáveis aos feitos em clínicas particulares. "Quando descobri que a Prefeitura realizava as cirurgias de forma gratuita, não medi esforços e levei meu gato durante o mutirão no bairro", disse Rosalina Macedo Araújo, do Jardim São José 2.

Castramóvel

Animais castrados

Fêmeas

Machos

Total

Cães

604

291

895

Gatos

246

156

402

Total

850

447

1.297