Em São Sebastião, população que vive na rua recebe atendimento na rede de proteção social
Ação é promovida por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social, Centro de Referência Especializado de Assistência Social, Serviço Especializado em Abordagem Social
A Prefeitura de São Sebastião informou nesta semana que está realizando de forma contínua, em toda a extensão do município, a busca ativa pessoas que vivenciem situação de risco pessoal e social nas ruas, praças e locais de intensa circulação, com intuito de identificar e acolhê-las.
De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social (SEDES), a exclusão social é um fenômeno multifacetado que expõe cidadãos a vivenciarem vulnerabilidades, risco e violações de direito. Ainda segundo a SEDES, mediante tal realidade houve um crescimento de pessoas em situação de rua nos grandes centros urbanos em todo o país.
Em São Sebastião, o Serviço Especializado de Abordagem Social, no mês de setembro, realizou 512 abordagens sociais, destas, foram identificadas 124 pessoas em situação de rua, sendo 121, em circulação pela Região Central do município. Dentre as pessoas que foram abordadas 12 aceitaram encaminhamentos para atendimentos no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e seis realizaram o Cadastro Único para programas de assistência social.
No CREAS, Serviço Especializado de População de Rua, no mesmo período, foram realizados 621 atendimentos de higiene pessoal; ofertados 719 cafés da manhã; 87 pessoas em situação de rua foram atendidas por assistentes sociais, 16 migrantes receberam passagens interestaduais e intermunicipais para retornarem as suas cidades de origem e 36 pessoas obtiveram bilhetes de passagens municipais.
Solicitações e informações podem ser obtidas no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Rua Prefeito João Cupertino dos Santos, 85, Centro. Telefone: (12) 3893-2583. Atendimentos de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.