Em Taubaté, prefeito José Saud instala aquecedores para população em situação de rua

Os aquecedores foram diponibilizados pelos estabelecimentos comerciais Vivá Gastronomia e Potenza Ferramentas


O Prefeito José Saud de Taubaté instalou nesta semana em três pontos da cidade aquecedores para atender a população em situação de rua. A ideia de Saud é aquecer estas pessoas devido às baixas temperaturas destes últimos dias. 

Os aquecedores inicialmente foram instalados na Rodoviária Nova e no coreto da praça Dr. Barbosa de Oliveira. E na quinta-feira (29) foram instalados mais aquecedores na praça Monsenhor Silva Barros, a praça da Eletro. "Como estas pessoas têm resistência para ir para o abrigo institucional por conta das regras, pensei em levar o calor pra elas onde costuma ficar. Também levamos comida, colchão e cobertor", disse o prefeito. 

Saud disse que foi possível este terceiro ponto graças a solidariedade dos empresários do restaurante Vivá Gastronomia e Potenza Ferramentas que emprestaram seus aquecedores. Também nesta quinta foi colocada uma barraca pela equipe da Defesa Civil ao lado do coreto da praça Dr. Barbosa de Oliveira para atender mais pessoas, com cobertores, aquecedor e colchão.

Serão recebidos nestes locais não somente as pessoas em situação de rua, mas também seus fiéis companheiros, os pets. Os aquecedores ficarão ligados durante toda a noite. A Guarda Civil Municipal fará a segurança nos locais informados por 24h.

Serviço Especializado em Abordagem Social (SEAS)

O Serviço Especializado em Abordagem Social (SEAS), vinculado a Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social, está fazendo a busca ativa deste público para se dirigirem a estes pontos. Mas  a Prefeitura conta com o apoio de toda a população para divulgar esta informação e orientar as pessoas em situação de rua, que não querem ser acolhidas pelo Abrigo, que procurem estes locais com aquecedores na cidade.

Diariamente equipes do SEAS percorrem a cidade para sensibilizar essas pessoas e fazer com que elas aceitem ajuda, para isso realizam um trabalho constante de abordagens buscando acolher e levar todos que aceitarem até o Abrigo Institucional. Este trabalho foi intensificado com a "Operação Inverno", que ampliou o horário das abordagens realizadas pelas equipes do SEAS, de segunda a sexta-feira das 8h às 24h e aos sábados, domingos e feriados das 8h às 22h.

Para atender o maior número de pessoas possível, as vagas do Abrigo foram ampliadas. Além de oferecer atendimentos básicos como pernoite, banho e alimentação, os profissionais do Abrigo também realizam encaminhamentos para tratamento de saúde, dependência química, tratamento odontológico, confecção de documentos, qualificação profissional, mercado de trabalho, entre outros serviços relacionados à garantia de direitos.