Energia solar para apartamento: confira algumas verdades e mentiras

Considerada forma de energia limpa e barata, cada vez mais prédios optam por essa produção de energia para consumo dos moradores


A energia solar vem conquistando cada vez maior espaço no Brasil. Afinal, a praticidade na produção e instalação fazem com que esse tipo de energia seja viável em praticamente todo o território brasileiro. Com alta incidência da luminosidade solar por todo o país, a energia produzida a partir dos raios solares é uma forma de conquistar uma energia mais limpa, sustentável e econômica.

Entretanto, algumas dúvidas ainda permeiam esse setor. Muitas pessoas não sabem se é possível instalar energia solar para apartamento, por exemplo, ou têm ideias que nem sempre correspondem à realidade. Por isso, separamos alguns mitos e verdades sobre o assunto para esclarecer a questão.

"Não é possível instalar energia solar em apartamentos"

Mentira. Com um avanço tecnológico crescente, as placas fotovoltaicas estão mais potentes, poderosas e baratas, além de serem de fácil instalação em diferentes locais, mesmo em prédios residenciais. Nesses casos, a opção mais comum é a instalação no teto do edifício, a fim de aproveitar melhor o espaço e garantir a maior incidência de luz durante todo o dia.

"É possível ter energia solar em apenas alguns apartamentos"

Verdade. Uma vez que as placas são instaladas no telhado do prédio, muitas pessoas acham que a energia deve ser distribuída para todos os apartamentos. Porém, isso não é necessário e, dependendo da potência do equipamento, pode não ser possível. 

Por isso, é importante escolher e pensar um projeto adequado às necessidades dos apartamentos que pretendem usar a energia solar. Para tornar o projeto mais interessante, segundo a concessão da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), os créditos da produção de energia solar podem ser compartilhados entre os membros do edifício.

"No Brasil, não vale a pena instalar as placas fotovoltaicas nas fachadas dos edifícios"

Parcialmente correto. Apesar de ainda ser possível captar a luminosidade e gerar energia, no território brasileiro as placas podem ser subaproveitadas se forem utilizadas dessa forma. Isso porque, no país, a posição do sol ilumina mais o telhado do que as fachadas, ao contrário do acontece na Europa e em algumas regiões dos Estados Unidos, por exemplo.

"Energia solar pode fazer parte da decoração"

Verdade. Essa é uma grande tendência entre os projetos mais modernos que já consideram a produção de energia solar na hora de construir os edifícios. Dessa forma, arquitetos fazem desenhos que aproveitam melhor os espaços em que as placas serão instaladas e incorporam esses elementos ao visual do prédio, fazendo com que ele se torne mais sustentável e belo.