Equipes do 1º e 2º BAvEx prestam apoio às vítimas de enchentes na Bahia

Algumas cidades estão ilhadas e incomunicáveis


Aeronaves dos modelos Jaguar e Pantera da Aviação do Exército em Taubaté, decolaram ainda na última sexta-feira (10) com destino à Bahia. Nesta semana, as tripulações do 1º e 2º Batalhão de Aviação de Exército (BAvEx) seguem atuando no apoio aos órgãos de Defesa Civil no socorro às cidades do sul do estado, que estão sofrendo com os estragos provocados pelas enchentes.

Entre as missões desempenhadas pelas equipes do BAvEx estão o transporte de alimentos e água para regiões isoladas, resgate de vítimas e apoio à comunidades afetadas pela enchente. Segundo o último balanço divulgado pela Defesa Civil estadual no início da tarde desta segunda-feira (13), nas regiões mais afetadas cerca de 15.199 pessoas estão desalojadas e 6.371 desabrigadas. A população atingida chega a mais de 220 mil pessoas. Os temporais deixaram pelo menos 10 mortos em todo o estado.

O aumento no volume de chuvas na última semana fez rios transbordarem, casas foram inundads e estradas e pontes ficaram completamente destruídas. Algumas cidades estão ilhadas e incomunicáveis. O governador da Bahia, Rui Costa, declarou situação de emergência em pelo menos 51 municípios. Já o governo federal reconheceu até agora o estado de emergência em 24 municípios baianos.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, os municípios mais afetados no extremo sul são: Eunápolis, Guaratinga, Itabela, Itanhém, Mucuri, Porto Seguro, Santa Cruz Cabrália, Teixeira de Freitas e Vereda, além de Jucuruçú, Medeiros Neto, Prado, Itamaraju, esses quatro últimos também concentram juntos o maior número de desabrigados 3.956. No sul do estado foram atingidas as cidades de Mascote, Itacaré, Itabuna, Ilhéus, Canavieiras, Camacan e Belmonte