Escolas recebem brinquedos adaptados para cadeirantes

O equipamento permite aos alunos cadeirantes brincar e interagir com crianças que não tem mobilidade reduzida


Com objetivo de oferecer mais acessibilidade para crianças com deficiência, a Prefeitura de São José dos Campos comprou brinquedos adaptados para alunos cadeirantes da rede de ensino municipal.

Os equipamentos, que estão sendo instalados no playground de nove escolas municipais, permitem ainda que os alunos cadeirantes possam brincar e interagir com crianças que não têm mobilidade reduzida.

A Emei Torataro Takitani, no Jardim Vale do Sol, região sul da cidade, que tem dois alunos com mobilidade reduzida já recebeu o equipamento. A partir de agora, as brincadeiras para o aluno Miguel Eloy, de 4 anos, ficaram muito mais divertidas. Os coleguinhas da turma também aprovaram a iniciativa.

"Nosso parquinho está muito mais bonito", disse Lívia Paiva, de 4 anos. "Agora, o Miguel pode brincar com a gente", completou Helena Santos.

Quem observa Miguel interagindo com os coleguinhas no gira-gira, acomodado na cadeira de rodas, encanta-se com sorriso largo e a carinha de satisfação.

Para a equipe técnica da unidade escolar, as brincadeiras no playground também representam uma forma de aprendizado. A experiência com o novo equipamento oferece benefícios que ultrapassam os muros da escola.

"Depois que o brinquedo chegou, as crianças se integraram mais, vivenciando momentos espetaculares. Com esse gira-gira, desfrutaram de uma vivência mais lúdica rica e de parceria. O brinquedo adaptado deixou nossa escola mais viva, mais bonita", afirmou Valquíria Souza, diretora da Emei.

Nesse primeiro momento, irão receber o brinquedo adaptado as escolas de educação infantil Torataro Takitani, Maria Leonor de Campos Mota Miranda, Zilda Costa de Oliveira, Idelena Menezes Trefílio de Carvalho, Jane Palumbo, Ladiel Benedito de Carvalho e Mário Campaner. No ensino fundamental, serão contempladas as Emefs Elizabete de Paula Honorato e Emmanuel Antônio dos Santos.

Inclusão

Tarde ensolarada, brinquedo cheio de crianças cantando, rodando e, claro, sorrindo muito. Mais contagiante que o sorriso das crianças, estavam os sorrisos e expressão de satisfação do casal Marcos Vinicius Zanin e Tamires Zanin, pais dos alunos gêmeos Miguel (cadeirante) e Davi, ambos de 4 anos.

Encantados com o brinquedo, falaram da satisfação em acompanhar os filhos interagindo com outras crianças.

"Eu nunca vi um brinquedo assim. A escola proporcionar esse momento para meu filho é maravilhoso", disse Marcos.

"Fiquei emocionada quando soube que teria esse brinquedo na escola, que eles poderiam brincar com outros alunos. Saber que ele vai ter um pedacinho do tempo com um brinquedo adaptado, me deixa muito feliz. A trajetória de pais que têm filhos especiais é grande, mas, quando a gente encontra essa ajuda da escola, que abraça seu filho e fala 'traz ele aqui, que aqui tem inclusão', isso é emocionante", concluiu Tamires Zanin.