Caçapava comemora 15 anos da 'Festa de São João', tradicionalmente conhecida pela cultura caipira típica da cidade, além da gastronomia característica da região.
Em mais um ano atípico, por causa da pandemia, o evento, que foi intitulado 'São João na Sua Casa', será online com a participação de artistas regionais.
Nesta quinta-feira (24), dia de São João, a programação vai contar com uma missa solene, na igreja Matriz de São João Batista às 10h, com a participação do Coral Municipal de Caçapava. Já às 19h, acontecerá a abertura com padre Leandro dos Santos, que fará a bênção do mastro. Às 19h30, haverá uma live com a cantora Li Maria. Na sexta-feira (25), às 19h, será a vez da apresentação da Banda Marcial de Caçapava, seguido do músico Miguel Palmeira, às 19h30. Sábado (26), o cantor Cassinho Vieira Trio vai animar os internautas com suas canções. Por fim, no domingo (27), às 11h30, a Banda Marcial de Caçapava voltará a se apresentar durante a live, que fechará a programação às 12h30 com a cantora Aline Duque.
Toda a programação virtual será transmitida pelas rede sociais da Prefeitura de Caçapava.
Histórico
A festa de São João de Caçapava possui 80 anos de tradição. Há 15 anos comemora-se no atual formato. Antes, não tinha um espaço definido característico temático. "A festa era ao redor da igreja Matriz de São João Batista. Como a procura pelo bolinho de São João começou a aumentar e o público foi ficando cada vez maior, houve um entendimento entre o governo municipal da época e o padre Sílvio, que era o pároco naquele momento, para que a festa se concentrasse em um único lugar", disse o padre Leandro dos Santos, pároco da igreja Matriz de São João Batista.
Ainda de acordo com o padre Leandro, a tradição da festa se iniciou há 80 anos com o padre Monteiro. "Temos o exemplo dos carreiros de boi que traziam o que eles produziam para colaborar com a igreja e também o nosso tradicional bolinho de São João, que surge nesse momento. Tudo isso foi ideia do padre Monteiro, que perpetua até hoje, inclusive servindo para colaborar com o restauro atualmente da nossa paróquia. A procura do bolinho de São João é grande", conta o padre.
Solidariedade
Como o evento será online em mais uma edição, várias entidades assistenciais irão participar cada uma em sua sede. Desta forma, todos podem comercializar suas produções gastronômicas, arrecadando verba para a entidade.
Para conhecer as entidades que estão participando, CLIQUE AQUI.
15 anos
Desde o início do atual formato da Festa de São João de Caçapava, muitos artistas passaram pelo evento. Elba Ramalho, Zé Ramalho, Renato Teixeira, Almir Sater, Sergio Reis e Zeca Baleiro, além dos saudosos Inezita Barroso e Dominguinhos, que também fizeram parte dessa história, foram algumas das personalidades que trouxeram a arte em forma de música para a região.