Fogão de embutir x cooktop: descubra qual a melhor opção para sua casa

Apesar de possuírem a mesma finalidade, ambos os modelos divergem muito entre si e são feitos para ambientes diferentes


Na hora de reformar a cozinha, deixá-la com um toque mais moderno e otimizar melhor seu espaço, uma das dúvidas mais recorrentes é em qual modelo de fogão investir: embutido ou cooktop? Apesar de ambos servirem para o mesmo propósito, suas características são bem específicas e devem ser levadas em consideração antes de fazer esse investimento.

Primeiramente, é importante entender as principais diferenças entre os dois modelos. No quesito desempenho, não existe uma opção melhor que a outra, então o que acaba pesando mais são suas particularidades, que podem ser melhor aproveitadas para cada tipo de planejamento.

O fogão embutido é praticamente idêntico aos fogões tradicionais de piso. A única diferença é que ele é otimizado para ser instalado em móveis para economizar espaço, então é possível colocar um fogão embutido na pia, no armário ou em qualquer área que já esteja ocupada na cozinha. Já o cooktop, também conhecido como fogão de mesa, é uma alternativa bem mais moderna e compacta, ocupando muito menos espaço e ainda contando com uma boa variedade de modelos.

Agora que você já sabe a diferença, como definir qual a melhor opção para sua cozinha? Para quem mora sozinho em apartamentos pequenos, por exemplo, o cooktop é uma boa pedida, pois ele é pequeno, fácil de limpar e ainda pode ser encontrado em modelos a gás, elétricos ou por indução, o que pode acabar sendo mais econômico. Porém é essencial lembrar que os cooktops não possuem forno, o que é um divisor de águas para quem gosta de se aventurar na cozinha.

Já o fogão de embutir é mais recomendado para famílias maiores ou para quem tem um pouco mais de espaço para aproveitar. Por ser muito semelhante aos modelos tradicionais, ele conta com mais recursos (além do forno) e ainda pode ser encontrado com mais bocas que qualquer cooktop, então acaba sendo a alternativa mais completa.

No final, o fator que melhor determina a opção ideal é o espaço. Ambos os modelos são feitos para cozinhas planejadas, então, levando em consideração tudo que foi dito aqui, basta avaliar como cada um ficaria no seu imóvel. Isso também vai influenciar no tipo de decoração e até mesmo em toda a distribuição dos demais eletrodomésticos, então é importante pensar em todas essas questões previamente.