A Fundação Cultural Cassiano Ricardo está com inscrições abertas, até o dia 24 de junho, para projetos artísticos prontos nas áreas audiovisuais, literárias e artes visuais, viabilizadas por recursos do Fundo Municipal de Cultura (FMC). Serão aprovados até 30 projetos nessas três áreas. O edital completo está disponível na página da FCCR.
Todos as obras poderão ser expostas presencialmente ou em ambientes virtuais, devendo o proponente definir a forma no ato de inscrição. Os projetos que optarem por atividades presenciais poderão realizar as exposições em espaços independentes, em equipamentos públicos ou privados. Em caso de ambientes virtuais, o proponente deverá definir em que sites e redes sociais realizarão a exposição e qual a duração da mesma.
Na área audiovisual, são envolvidos filmes de ficção, documentários, curtas, cinema experimental, entre outros. As obras literárias deverão ser nas modalidades infantil/juvenil, prosa, dramaturgia, poesia e história em quadrinhos (HQ). Já os projetos das artes visuais contemplam a pintura, escultura, gravura, instalações, performance e artes em mídias eletrônicas e digitais.
Os projetos têm que ser de artistas residentes em São José dos Campos há, no mínimo, dois anos. De acordo com o edital, as obras apresentadas serão submetidas a uma avaliação por uma Comissão de Seleção. Veja cronograma abaixo.
Calendário
Período
Inscrição
11/05 a 24/06
Publicação dos inscritos
26/06
Divulgação do resultado Final da seleção
13/07/2020
Recursos do resultado
20/07/2020
Homologação do processo
24/07/2020
Mais recursos
No final do mês de abril, a Fundação Cultural Cassiano Ricardo lançou quatro editais de fomento, referentes às áreas de dança, música, teatro e circo, por meio do FMC, para que pudessem ser executados virtualmente neste período de isolamento social, contribuindo para o combate ao novo coronavírus.
Nos próximos dias, outros editais serão publicados para contemplar mais áreas artísticas também pelo Fundo Municipal de Cultura.
Com processo de seleção anual, o FMC é um mecanismo de financiamento público, com recursos diretos, para projetos artístico-culturais de artistas, grupos, coletivos ou outras entidades e empresas a ser realizados em São José dos Campos.