Gincana cultural Xô Desperdício, da EDP, inicia fase de votação online
Até 6 de outubro, público ajudará a escolher quais vídeos serão os vencedores desta edição da Gincana; escolas com maior quantidade de "likes" serão premiadas com placas de geração solar de energia para redução do próprio consumo
A EDP, distribuidora de energia elétrica do Vale do Paraíba, Alto Tietê e Litoral Norte de São Paulo, abriu a fase de votação online da 3ª edição da Gincana Xô Desperdício. Até o dia 6 de outubro, o público ajudará a escolher quais serão os vídeos vencedores desta edição do concurso, disponíveis no site: https://www.youtube.com/channel/UCC740hL3CL4XaeiDhCoM9Eg. As dez escolas municipais da área de concessão com maior engajamento ganharão com um kit completo de geração solar de energia.
Ao todo são 60 escolas da área de concessão da EDP inscritas no concurso cultural, que tem como objetivo estimular o conhecimento e bons hábitos relacionados ao uso seguro e eficiente da energia elétrica. No Vale do Paraíba e Litoral Norte participam 42 escolas de 15 municípios.
Após as inscrições, os colégios foram convocados a cumprir determinadas tarefas transformadas em vídeos publicados na plataforma do YouTube, em conta especialmente dedicada à gincana cultural. As temáticas tiveram como base o uso racional e seguro da energia elétrica, o meio ambiente e a sustentabilidade. O objetivo é combater o desperdício da energia e promover bons hábitos de consumo dentro e fora do ambiente escolar. A realização das tarefas envolveu os alunos, educadores e familiares.
As escolas vencedoras da competição serão definidas a partir do maior número de "likes" dos vídeos, sendo que a quantificação é relacionada com o tamanho da população do município, conforme o Censo 2010 do IBGE. As cidades serão agrupadas em três grupos distintos: I - até 50 mil habitantes, II - de 51 mil até 200 mil habitantes e III - acima de 200 mil habitantes, permitindo equilibrar a competição entre os municípios da área de concessão da EDP. Além da realização das tarefas, também serão consideradas para efeito de desempate, a adesão voluntária dos clientes das regiões para recebimento da conta por e-mail, que é mais sustentável, pois elimina o uso de papel, e ao débito automático.
Aos ganhadores será entregue e instalado um kit de geração fotovoltaica, com capacidade de geração de 2,5 Kwp, o que corresponde aproximadamente a 300 KWh/mês. "Estamos muito animados com o engajamento das escolas nesta edição da Gincana. É muito gratificante ver como as crianças são multiplicadoras de conhecimento e envolvem toda a comunidade escolar e a vizinhança nas tarefas. O prêmio é uma forma de reconhecer todo esse empenho", ressalta Luciano Cavalcante, gestor executivo da EDP.
A Gincana faz parte do projeto Boa Energia nas Escolas, do Programa de Eficiência Energética da EDP, que utiliza a metodologia PROCEL Educação e é apoiado pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica). Neste ciclo, o Boa Energia nas Escolas vai beneficiar cerca de 120 mil alunos de 319 escolas municipais.