Governo de SP prorroga normas da fase de transição no estado 

Na semana passada foi anunciado que em 1º de junho, haveria uma ampliação do horário do comércio e na capacidade dos estabelecimentos


Nesta quarta-feira (26), o Governo de São Paulo recuou na decisão de liberar o funcionamento do comércio até as 22h a partir de 1° de junho, como foi anunciado na semana passa da pela gestão de João Doria (PSDB).

O estado de São Paulo está, desde 18 de abril, na chamada "fase de transição" do Plano São Paulo, que regula o funcionamento dos setores da economia.

Desde segunda-feira (24), o comércio foi autorizado a elevar a capacidade máxima de 30% para 40%. A capacidade máxima de funcionamento do comércio, que também tinha a previsão de ser ampliada para 60% no próximo mês, seguirá em 40%.

Durante a conferência o Governador João Dória afirma, "É a nossa recomendação, pois os indicadores da pandemia recomendam cautela nesse momento, e é cautela que nós estamos adotando".

Segundo o diretor do Centro de Contingência do Coronavírus, Paulo Menezes, a elevação dos casos da doença fez o comitê revisar a recomendação e orientar o estado a não avançar nas flexibilizações.

"Tivemos essa avaliação de que não seria ainda o momento de avançar como havia sido pensado na semana passada. [...] Houve um aumento na incidência de casos, estávamos com 370 casos por 100 mil a cada 14 dias, hoje temos 418 casos por 100 mil, um aumento de 10% nessa incidência. Um aumento no número de internações é mais discreto, felizmente", defendeu Menezes.

A secretária Patrícia Ellen, reforçou para a necessidade de cumprimento das regras que hoje se encontram em vigor.

"Esse é um modelo que requer muita cautela, mas nós precisamos de fato cumprir esses protocolos e respeitar em especial o toque de recolher", disse a secretária.

Sem novas flexibilizações, todas as atividades econômicas serão mantidas em funcionamento até às 21h, com capacidade de 40% do público. O toque de recolher também deve seguir em funcionamento das 21h às 5h.

Governo de SP prorroga normas da fase de transição no estado Governo de SP prorroga normas da fase de transição no estado  (Foto : Reprodução Governo do Estado de São Paulo)