Desde o início do isolamento social no Brasil, em março, 200 novos serviços digitais foram disponibilizados à população pelo governo - o equivalente a dois por dia. No total, atualmente, são 800 soluções online implantadas desde janeiro de 2019. Por conta da fragilidade e instabilidade financeira de boa parte da população, os mais acessados são os serviços relacionados à economia.
O auxílio emergencial de R$ 600 para a população em vulnerabilidade social, que começou a ser distribuído em abril, foi o primeiro programa de transferência financeira com todas as etapas digitais - desde o cadastramento e cruzamento de dados até o depósito do valor. Mais de 65 milhões de pessoas foram beneficiadas, totalizando, até agora, R$ 116,8 bilhões pagos.
De acordo com a PNAD contínua, do IBGE, 7,8 milhões de brasileiros ficaram desempregados durante a pandemia. Por causa desse número, as solicitações do seguro-desemprego foram muito requisitadas no período. Ainda nas duas primeiras semanas de junho, o número de pedidos alcançou 351.315. Do total, 71,4% - o equivalente a 250.880 - foram realizados online.
Com as agências do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) fechadas há cerca de quatro meses, os serviços digitais permitiram que os benefícios, como aposentadoria, salário-maternidade e pensão-morte, fossem pedidos e recebidos sem a necessidade de deslocamento. O Instituto conta com mais de 90 opções online - parte delas disponível no aplicativo para smartphone "Meu INSS".
As soluções via internet, que antes eram realizadas apenas por canais presenciais, nas quais o cidadão precisava se deslocar para o atendimento, agora podem ser feitas com a digitalização de documentos, informação de dados pessoais e, se necessário, a contratação de um despachante online.
Além dos serviços já citados, o governo apresenta ainda, entre as medidas de prevenção e combate ao novo coronavírus, o site do Ministério da Saúde, que disponibiliza informações sobre a pandemia, incluindo o mapa de ações e dados das verbas e equipamentos distribuídos.
Outra forma de conscientização quanto à Covid-19 é o aplicativo Coronavírus-SUS, que contém orientações de comportamento e higiene individual para evitar o contágio, informação sobre o que fazer em caso de sintomas, o endereço das unidades de saúde mais próximas do usuário e envio de notificações de atualizações vindas do Ministério da Saúde.