Greta Thunberg: saiba quem ela é e porque ela é tão importante

Adolescente sueca já foi capa da Time e é considerada uma das ativistas mais influentes do mundo


Uma figura tem dominado os noticiários nos últimos meses. O nome da adolescente sueca, Greta Thunberg, figura entre os principais indicados ao Prêmio Nobel da Paz deste ano e entre o que estudar para o Enem 2019. Mas, afinal, por que a garota ativista tem chamado tanta atenção?

Diagnosticada com Síndrome de Asperger, transtorno obsessivo-compulsivo, TDAH e mutismo seletivo, a adolescente de 16 anos tem na luta pela meio ambiente o seu grande objetivo de vida. Em 2018, ela faltou à aula para ir até a frente do parlamento sueco com uma placa que dizia: "Greve escolar pelo clima".

Sua paixão pelo tema e sua vontade de mudar a maneira como o ser humano tem tratado o meio ambiente fez com que os olhos do mundo se voltassem para ela, principalmente agora que ela discursou na ONU e cobrou dos políticos mais poderosos do mundo mais consciência ambiental.

Em setembro, Greta foi a principal voz a chamar uma greve global pelo meio ambiente. Mais de 1,5 milhão de estudantes ouviram seu chamado, entre mais de 100 países, e tomaram as ruas de suas cidades para marchar por mais responsabilidade ambiental dos governantes e por atitudes de reparação, na tentativa de salvar o planeta do colapso que vem se tornando inevitável.

A esperança do planeta

Por muito tempo se ouviu dizer que as crianças são o futuro desse planeta e que deveria também partir delas a necessidade de mudar os trilhos que a humanidade vem seguindo.

Thunberg é um excelente exemplo disso. No entanto, se tornou comum que a garota sofresse com o ataque de trolls e haters pelas redes sociais e até mesmo nos meios de comunicação.

No Brasil, um radialista acabou sendo demitido por insinuar que a garota de 16 anos deveria procurar um namorado ao invés de se preocupar com o planeta. Eduardo Bolsonaro, senador e filho do presidente do Brasil, foi até o Twitter para compartilhar uma notícia falsa tentando desmerecer o ativismo de Greta.

Por que a ativista adolescente choca o mundo e faz com que tantos adultos se incomodem com o que ela tem a dizer?

O grito de Thunberg não é um grito solitário, mas sim uma voz que deve ecoar por mudanças até que finalmente seja ouvida. Seu apelo - inclusive ao processar países, entre eles o Brasil, por não cumprirem com o acordo de zelar pelo futuro dos jovens ao não cuidarem também do meio ambiente, tem feito com que muitos políticos e representantes populares se sintam na obrigação de encarar suas medidas anti-ecológicas.

No Brasil, especificamente, um dos países mais perigosos para os ativistas, o apelo de Greta fica ainda mais alto após a sequência de diversos incêndios criminosos que devastaram grandes áreas da Amazônia.

Enquanto muitos cobram que Greta seja apenas uma adolescente "normal", preocupando-se com coisas normais para sua faixa etária, ela responde ao criticismo com muita sagacidade: ela não pode viver os dramas normais de qualquer adolescente enquanto os adultos não se conscientizarem - e agirem - para que ela e outros jovens possam ter um futuro.