O encontro de prefeitos da região e representantes do estado contará com a presença do Secretário Estadual de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi e do Secretário Estadual de Turismo, Vinicius Lummertz. Essa será a segunda reunião da nova gestão do governo do Estado na região.
Para o Presidente do Conselho de Desenvolvimento será um encontro bastante produtivo para a região. "Teremos mais uma vez a presença de dois Secretários de Estado e entidades para ajustarmos e debatermos assuntos importantes para o desenvolvimento de nossa região", salientou Victor de Cássio Miranda, presidente do Conselho e prefeito de Paraibuna.
Além da presença dos Secretários estaduais, durante o encontro serão realizadas apresentações das Instituições SESI, Univesp e Banco do Brasil. Os convidados vão expor para os prefeitos os seguintes temas:
"Soluções Sesi para as prefeituras", com Roberta Borrego - Diretora do Centro de Atividades do Sesi em São José dos Campos, Taubaté e Jacareí;
"Ações da Univesp no Estado e região, iniciativas voltadas à educação superior a distância e critérios para instalação de unidade presencial", com Professor Rodolfo Jardim de Azevedo - Presidente da Univesp;
"Financiamento à Inovação e Eficiência Municipal", com Elias Almeida da Silva - Superintendente Setor Público do Banco do Brasil.
Serão realizadas as aprovações do Regimento Interno dos Conselhos Consultivos e do Regimento Interno da Agência Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte (AGEMVALE).
Sobre o Conselho - O Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte foi instituído com a criação da RMVALE-LN pela Lei Complementar 1.166, de 9 de janeiro de 2012.É composto, de forma paritária, pelos prefeitos dos 39 municípios da região e representantes do Governo do Estado.
É a principal entidade de deliberação sobre planos, projetos, programas, serviços e obras a serem executados na RMVALE-LN com recursos do Fundo de Desenvolvimento. Entre as áreas de atuação do colegiado estão o planejamento e uso do solo, transporte e sistema viário regional, habitação, saneamento ambiental, meio ambiente, desenvolvimento econômico e atendimento social.