Militares comemoraram nesta quarta-feira (10) o Dia da Arma de Engenharia. No Vale do Paraíba, a Guarnição Federal de Pindamonhangaba realizou cerimônia na manhã de hoje com a presença de autoridades civis e militares. Compõem a Guarnição Federal as unidades: 2º Batalhão de Engenharia de Combate "Batalhão Borba Gato", 11ª Companhia de Engenharia de Combate Leve e 12ª Companhia de Engenharia de Combate Leve.
A finalidade do evento é lembrar o Dia da Arma de Engenharia na Guarnição Federal de Pindamonhangaba e cultuar a memória de João Carlos de Vilagran Cabrita - Patrono da Arma de Engenharia. O evento também visa estreitar os laços de amizade entre as organizações militares da Guarnição.
Com a presença do Ten Cel Conrado José Sales Mororó, comandante do 2º Batalhão de Engenharia de Combate, a solenidade celebrou a participação dos soldados brasileiros na defesa vitoriosa da ilha da Redenção.
O Patrono da Engenharia - João Carlos de Villagran Cabrita, filho do Major Francisco de Paula Avelar Cabrita e de D. Apolônia de Villagran Cabrita, nasceu em 30 de dezembro de 1820, em Montevidéu, na Província Cisplatina do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves.
O dia 10 de abril de 1866 é a data lembrada pelos militares quando ocorreu o falecimento em combate do tenente-coronel João Carlos Villagran Cabrita, herói da Guerra da Tríplice Aliança, comandante do 1º Batalhão de Engenheiros. Após a grande vitória brasileira que reprimiu a ofensiva paraguaia e enquanto redigia o relatório de combate, o comandante foi atingido mortalmente pelo fogo da artilharia inimiga.
Em 1830, com a independência do Uruguai, a família Vilagran Cabrita migrou para o Rio de Janeiro.