Militares de Pindamonhangaba comemoram o Dia da Arma de Engenharia

Finalidade é cultuar a campanha valorosa dos soldados brasileiros na Guerra do Paraguai


Solenidade foi realizada no pátio interno do Batalhão Borba Gato, em PindamonhangabaSolenidade foi realizada no pátio interno do Batalhão Borba Gato, em Pindamonhangaba (Foto : AgoraVale)

Militares comemoraram nesta quarta-feira (10) o Dia da Arma de Engenharia. No Vale do Paraíba, a Guarnição Federal de Pindamonhangaba realizou cerimônia na manhã de hoje com a presença de autoridades civis e militares. Compõem a Guarnição Federal as unidades:  2º Batalhão de Engenharia de Combate "Batalhão Borba Gato", 11ª Companhia de Engenharia de Combate Leve e 12ª Companhia de Engenharia de Combate Leve.

A finalidade do evento é lembrar o Dia da Arma de Engenharia na Guarnição Federal de Pindamonhangaba e cultuar a memória de João Carlos de Vilagran Cabrita - Patrono da Arma de Engenharia. O evento também visa  estreitar os laços de amizade entre as organizações militares da Guarnição.

Com a presença do Ten Cel Conrado José Sales Mororó, comandante do 2º Batalhão de Engenharia de Combate, a solenidade celebrou a participação dos soldados brasileiros na defesa vitoriosa da ilha da Redenção.

O Patrono da Engenharia - João Carlos de Villagran Cabrita, filho do Major Francisco de Paula Avelar Cabrita e de D. Apolônia de Villagran Cabrita, nasceu em 30 de dezembro de 1820, em Montevidéu, na Província Cisplatina do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves.

O dia 10 de abril de 1866 é a data lembrada pelos militares quando ocorreu o falecimento em combate do tenente-coronel João Carlos Villagran Cabrita, herói da Guerra da Tríplice Aliança, comandante do 1º Batalhão de Engenheiros. Após a grande vitória brasileira que reprimiu a ofensiva paraguaia e enquanto redigia o relatório de combate, o comandante foi atingido mortalmente pelo fogo da artilharia inimiga.

Em 1830, com a independência do Uruguai, a família Vilagran Cabrita migrou para o Rio de Janeiro.