Os serviços como coleta de resíduos, varrição, limpeza urbana e obras não podem parar e são ainda mais essenciais durante a pandemia do novo coronavírus. Na Urbam, empresa que atua em São José dos Campos, cada funcionário integra esta cadeia importante para a saúde e qualidade de vida da população da cidade.
Neste mês de julho a obra recorde do Hospital de Retaguarda, concluída em 30 dias - 10 dias antes do prazo previsto - e que envolveu mais de 200 funcionários da Urbam, foi o maior exemplo da união de todos para o bem comum. Boa parte da obra foi feita em três turnos de trabalho.
Francisco de Assis Nascimento Silva trabalhou diretamente na obra. "Assumimos a responsabilidade de entregar esta importante obra com qualidade e no prazo e isto fez com que nos empenhássemos mais ainda. Foi também um aprendizado, pois o hospital foi feito num modelo novo de obra".
Na coleta, o motorista Cássius Marcellus Chavante lembra a dimensão do trabalho desenvolvido. "No futuro, quando tudo isso passar, poderei dizer que fiz parte de um contingente de pessoas que vivenciaram a maior pandemia de todos os tempos e trabalhamos para o bem maior de todos os moradores".
O trabalho de varrição de ruas e de manutenção da cidade são necessários e importantes nesta pandemia. "Já pensou lixo na rua? Além da varrição, nós fazemos a limpeza dos pontos de ônibus e das lixeiras verdes. Cuidar da limpeza é cuidar da minha saúde e do cidadão. Fomos pegos de surpresa por um vírus potente. Tivemos que deixar de fazer muita coisa, de abraçar o outro e de ver o sorriso do munícipe, pois somos acolhidos por muitos. Está sendo um ano sem apertos de mão e de abraços. Isso tudo é triste. Mas ao mesmo tempo, faço parte da união de muitos para combater este mal", lembra Maria Aparecida Moraes de Paula, coordenadora do serviço de varrição no Jardim Satélite.
Ela ressalta a importância de que as pessoas usem máscara nas ruas para a proteção mútua. "Não jogar lixo nas ruas também passa pelo respeito ao outro, ajudaria na saúde de todos e ajudaria o agente ambiental no seu trabalho".
O trabalho no atendimento funerário ganhou dimensão ainda maior nesta pandemia. A atendente Tatiana Pellegrini lembra a importância do trabalho realizado ao lidar com o momento mais delicado na vida das pessoas na partida de alguém querido. "Precisamos lidar com os sentimentos das famílias neste momento difícil, ainda mais agora que as famílias chegam ainda mais fragilizadas. Muitas vezes não podem fazer a despedida e cabe a nós, termos o discernimento e tranquilidade necessários para passar todas as informações de forma clara e fazer o possível para minimizar tamanha dor".
Para Tatiana, o momento difícil nos faz enxergar a vida de forma diferenciada. "Espero que o senso de empatia e solidariedade que vimos despertar diversas vezes ao longo desses meses permaneça para que, quando tudo isso passar, possamos comemorar unidos e com muita esperança".