Igreja de Santa Cruz em Redenção da Serra recebe projeto Santo de Casa

O projeto tem como objetivo estimular o público apreciador, a propagação e preservação das imagens das paulistinha


No último sábado (17), o Projeto "Santo de Casa" passou pela cidade de Redenção da Serra, realizando na Igreja de Santa Cruz, uma oficina de confecção de santaria, com inspiração na arte das "paulistinhas", minis esculturas características do interior paulista, especialmente do Vale do Paraíba, nos séculos 18 e 19.

A equipe foi recepcionada por Olair Braz, morador da localidade, que voluntariamente zela pelo edifício. O jovem de 16 anos, conta sobre o valor histórico, social e cultural do patrimônio tombado pelo CONDEPHAAT (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo).

"A igreja foi desativada em 1974, quando construíram a represa e tinha-se a previsão de inundar toda essa área", relata Braz, que desde os 09 anos de idade tornou-se "guardião" do lugar.

O artista plástico Alexandre de Morais (Xandi), destaca "Estou encantando com o ambiente. Tem tudo a ver com o trabalho que desenvolvemos. As "paulistinhas" são da mesma época da construção dessa igreja e, assim como boa parte dessas paredes, também são feitas de barro".

Durante a oficina, imagens de Nossa Senhora Aparecida, Anjo Gabriel, São Francisco, Buda, Sagrado Coração de Jesus, Santa Teresinha, Divino Espírito Santo e São Benedito foram as iconografias religiosas escolhidas para representar a fé e devoção dos envolvidos.

"Interessante foi ver como cada um tem metodologia própria para elaborar a peça. Uns preferiram fazer molde único e vir esculpindo os detalhes. Outros, fizeram a base e as partes separadas, para depois juntar", conta Xandi.

Após a primeira exposição dos integrantes, foi promovida a entrega de certificado de participação. O "Santo de Casa" é resultado de parceria entre o Projeto Kilometrarte e a TV Cidade Taubaté, com apoio do PROAC Expresso, programa de incentivo à cultura do Governo do Estado de São Paulo, edital 10/2019.

Em Redenção da Serra, o projeto contou com apoio do Instituto Santa Cruz do Paiolinho e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Cultura e Turismo.

O projeto já passou pelos municípios de São Bento do Sapucaí, Caçapava, Taubaté, Pindamonhangaba, Roseira e Lagoinha. O evento ainda está programado para ser realizado em Natividade da Serra, São Luiz do Paraitinga e Santo Antônio do Pinhal.

Saiba mais acessando o Facebook do Projeto Santo de Casa.