Ilhabela recebe 100 mil pessoas durante baixa temporada e fatura 150 milhões em julho

Sucesso da 45ª Semana de Monotipos, Boutique Boat Show, 45ª Semana de Vela e Race Village fazem julho de 2018 entrar para a história do turismo e esporte da cidade


Julho de 2018 entra para a história do turismo e esporte de Ilhabela. Com a 45ª Semana de Monotipos, Boutique Boat Show, 45ª Semana de Vela e o Race Village, o mês náutico ultrapassou as expectativas. A Cidade recebeu mais de 100 mil visitantes e atingiu a casa dos R$ 150 milhões em faturamento. Para manter tanto turistas como moradores locais integrados e entretidos, o Centro Histórico recebeu shows variados, com artistas do nível de Os Paralamas do Sucesso e Diogo Nogueira, sete sessões diárias de cinema, além de exposições, passeios e apresentações. Tudo grátis.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico e do Turismo, Ricardo Fazzini, para oferecer a estrutura montada nos 5 mil metros quadrados do Race Village e suas atrações, a Prefeitura de Ilhabela investiu R$ 4 milhões. “O aporte se justifica pelos resultados alcançados. Nosso objetivo é fazer bem feito e em alto padrão para mostrar nosso potencial e atrair parceiros, que já estão aparecendo. Vários empresários já entraram em contato interessados em participar do mês náutico de 2019”, avaliou, que além de artistas, trouxe referências no universo náutico como Lars Grael e Amyr Klink para concorridas palestras, entre outros.

O mês de julho é classificado como de baixa temporada no litoral. Para Ilhabela, contudo, o inverno foi quente. Levando em conta apenas os dois finais de semana da mais tradicional competição náutica do Brasil, a taxa de ocupação da rede hoteleira atingiu os 95%, segundo dados da Associação Comercial Local. Na média mensal, a porcentagem se manteve em 80%. São números que colocam a cidade em patamar de igualdade a destinos tradicionais para o período, como Campos do Jordão, por exemplo.

Muitos turistas visitaram a cidade pelas variadas atrações do Race Village, como comprovam os números. O Hospitality Boat, escuna que levou o público diariamente para acompanhar as regatas a partir do Píer da Vila, recebeu 1.030 passageiros em 11 dias. Em terra, o cinema reuniu 10.500 pessoas ao longo do mês. Na noite do dia 23, sete mil espectadores acompanharam o show do Paralamas do Sucesso, público recorde da temporada 2018. No dia 27, o sambista Diogo Nogueira levou mais cinco mil pessoas para o Centro Histórico.

O prefeito Márcio Tenório aponta uma curva ascendente do turismo em julho na ilha desde o ano passado, quando a Semana de Vela saiu de dentro do Yatch Club e foi para o Race Village. “Com as atividades no mar e em terra, integramos turistas, moradores e velejadores, além, gerar mais emprego e renda à nossa população na baixa temporada”, destacou o prefeito, lembrando que na inauguração do espaço instalado no Centro Histórico, na noite de sábado (7), somente o show do rapper Gabriel, o Pensador atraiu 5 mil pessoas.

José Roberto de Jesus, secretário de Esporte e Lazer, ressalta que os números superlativos obtidos no mês náutico reafirmam Ilhabela como a Capital Nacional da Vela. Não por acaso, além da Semana de Monotipos e Semana de Vela 2018, a cidade sediará eventos esportivos de nível nacional e internacional, como os campeonatos brasileiros de Hobie Cat (outubro) e Optimist (janeiro de 2019), além do mundial de Snipe (outubro de 2019). “Somente na Semana de Monotipos, no início de julho, reunimos 200 barcos, mais de 300 velejadores em 20 classes e fizemos 45 regatas. Na Semana de Vela foram 120 barcos, cerca de 1.000 velejadores, e mais 80 regatas. Isso comprova o potencial para mais eventos esportivos de relevância na cidade”, garantiu.