Jacareí assina convênio com a USP para oferecer bolsas de estudo

Segundo a Prefeitura, serão oferecidas, por ano, 15 bolsas para TCC e 15 bolsas para projetos de pesquisa, exclusivamente para alunos da USP




A Prefeitura de Jacareí assinou na manhã desta segunda-feira (03) um convênio com a Universidade de São Paulo (USP) que vai permitir a oferta de bolsa de estágios para estudantes da USP que decidam utilizar Jacareí como tema de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) e Pesquisas Acadêmicas. A assinatura aconteceu durante reunião realizada na Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH/USP).

Segundo a Prefeitura, serão oferecidas, por ano, 15 bolsas para TCC e 15 bolsas para projetos de pesquisa, exclusivamente para alunos da USP. A regulamentação para realização de convênios como este, entre a Prefeitura e Instituições de Ensino Superior para esses fins, foi publicada através de decreto municipal, no último Boletim Oficial, do dia 30 de junho de 2017.

As inscrições aceitam alunos a partir do terceiro semestre de curso que proponham, obrigatoriamente, trabalhos com tema relacionado à gestão pública de Jacareí, diagnosticando determinada situação e propondo possíveis soluções para as questões encontradas na área de estudo.

O valor da bolsa para projetos e pesquisas será equivalente ao valor da bolsa oferecida aos estagiários de nível superior da Prefeitura, no valor de R$ 756,96.

Apesar de terem prioridade alunos que são de Jacareí, do Vale do Paraíba ou de cidades próximas e que cursam algum curso da EACH/USP, as propostas serão analisadas por uma comissão composta por membros da universidade e da Secretaria de Governo de Jacareí, que vai considerar a relevância do tema de estudo proposto.

 “O objetivo é melhorar e aprimorar a gestão pública municipal, fazendo com que soluções sejam pensadas e pesquisadas cientificamente por estudantes da área, além de oferecermos para eles a experiência de atuação na prática”, explica o prefeito de Jacareí, Izaías Santana (PSDB).

 A prefeitura prevê, ainda, ampliar o número de bolsas para atender outras instituições de ensino conveniadas, como é o caso do IFSP.