Uma obra esperada há décadas pela população de Jacareí deverá sair do papel. A Prefeitura deu início nesta semana à construção da terceira ponte sobre o Rio Paraíba do Sul. Após a conclusão, a ponte será alternativa de trajeto entre as regiões Leste/Norte e Oeste da cidade, sem passar pelo Centro
Idealizada desde a década de 1990, quando o então governador de São Paulo, Mário Covas, doou ao município parte do terreno necessário para a implantação, a terceira ponte será realidade com recursos do contrato de financiamento externo firmado entre a Prefeitura e o Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF).
De acordo com o secretário de Governo de Jacareí, Celso Florêncio, a terceira ponte e a duplicação da Avenida Presidente Humberto de Alencar Castelo Branco e a interligação da Avenida Engenheiro Davi Monteiro Lino com o Parque Meia Lua fazem parte de um projeto viário de integração de diversas regiões. Ele ressalta que a população vai dispor de uma interligação viária direta entre as Regiões Leste, Oeste e Norte (Meia Lua), sem passar pela região central.
"Além de reduzir o tempo de deslocamento de usuários de transporte coletivo e de motoristas entre a Região Leste, a mais populosa, e Oeste, onde se encontra a maior parte do parque industrial da cidade, o novo eixo viário formado por essas três obras reduzirá, significativamente, os congestionamentos na região central da cidade, principalmente em horários de pico", destaca Florêncio.
Mobilidade e qualidade ambiental - Conforme o projeto executivo, a ponte está inserida numa avenida de 970 metros de extensão em pista dupla, com duas faixas de tráfego. Ao longo de seu trajeto, está prevista a implantação de rede elétrica subterrânea, iluminação pública em LED e pista de ciclovia interligada com as demais e as novas ciclovias da cidade, entre outros elementos.
Além de obedecer a padrões modernos de mobilidade, acessibilidade, segurança e eficiência energética, uma das maiores preocupações do projeto é a preservação ambiental, neste caso, o Rio Paraíba do Sul e suas matas ciliares, patrimônio natural de Jacareí.
O secretário destaca que, assim como as demais obras, a implantação da terceira ponte atende a rigorosos critérios de qualidade ambiental, conforme atestado pelos órgãos estaduais e federais competentes, como a CETESB, responsável pelo licenciamento ambiental, a Agência Nacional de Águas (ANA) e o Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (IPHAN).
História da terceira ponte - Há mais de 40 anos, a população de Jacareí vem debatendo sobre a necessidade de se construir uma terceira ponte sobre o Rio Paraíba do Sul, no perímetro urbano, como forma de oferecer alternativa viária aos motoristas que precisam atravessar a cidade, sem passar pelo centro.