Jacareí inicia obras de duplicação da Avenida Presidente Humberto Castelo Branco

Projeto prevê a interligação viária entre as regiões Leste e Oeste da cidade, sem passar pelo Centro


Projeto viário de JacareíProjeto viário de Jacareí (Foto : Divulgação)

A avenida Presidente Humberto de Alencar Castelo Branco, uma das principais vias de acesso à Jacareí pela Rodovia Presidente Dutra (BR-116) terá finalmente a sua duplicação. A obra é financiada com recursos do CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina) e representa importante rota de escoamento da produção industrial da cidade.

De acordo com a Prefeitura, a intervenção é a primeira a ter início dentro do Programa de Desenvolvimento Urbano e Social de Jacareí (PRODUS). Orçada em R$ 14,6 milhões, a duplicação da Av. Presidente Humberto Castelo Branco faz parte de um conjunto de intervenções viárias planejadas para, além de melhorar a fluidez e a segurança do trânsito local, oferecer uma interligação viária direta entre as regiões Leste, Oeste e Norte, sem passar pelo Centro de Jacareí.

"Com as três obras, conseguiremos reduzir significativamente o tempo de trajeto de ônibus, caminhões e veículos de passeio que precisam ir da Região Leste à Oeste, ou vice-versa. Com isso, otimizamos o deslocamento entre regiões e reduzimos o já saturado trânsito da região central", ressalta o Secretário de Governo de Jacareí, Celso Florêncio.

Florêncio explica que a duplicação da Avenida Castelo Branco se conecta a outras duas obras previstas no PRODUS: a construção da terceira ponte sobre o Rio Paraíba do Sul e a interligação da Avenida Engenheiro Davi Monteiro Lino até o Bairro Parque Meia Lua, passando pela Avenida Ademar de Barros.

Será duplicado um trecho de 1,4 km da via, além de recuperação de outro 1,1 quilômetro de extensão e a construção de um viaduto que ligará a via à obra da avenida da terceira ponte. Em todo o trajeto, serão implantados sistema de drenagem, acostamento, paisagismo, iluminação pública em LED, calçadas acessíveis, ciclovias, entre outras melhorias.

Também nesta primeira fase haverá o recapeamento de 1,1 quilômetro da avenida, entre a rotatória da Avenida Pensilvânia e o ponto de ônibus próximo à Avenida Alfredo de Moraes. Assim, quando necessário, o trânsito local ocorre em uma pista. Toda a área está sinalizada para alertar os motoristas sobre os trabalhos e para oferecer alternativas de trajeto.

Na fase seguinte, será feita a duplicação da avenida, no trecho entre a Avenida Alfredo de Moraes até o acesso à Rodovia Presidente Dutra.

Além de servir de acesso a Jacareí pela BR-116 (Dutra), a Avenida Presidente Humberto Castelo Branco atende ao parque industrial instalado na Região Oeste. Às suas margens, encontram-se instalações de empresas como Heineken, Ambev, Armco do Brasil, Betunel e Dow, o que faz com que a avenida seja a principal rota de escoamento da produção local até a BR-116.

Atualmente, a via conta com pista simples sem acostamento na maior parte de seu traçado, situação que causa frequentes congestionamentos, principalmente em horário de pico, e desgaste em sua pavimentação.