Como o próprio nome diz, fixadores industriais tem o objetivo de fixar peças. No entanto, existem vários tipos e modelos, como saber qual devo usar? Cada fixador é mais indicado para uma situação!
Vamos explicar as principais linhas para te ajudar!
Rebites
Os rebites são fixadores semipermanentes. Geralmente, são utilizados em projetos onde você consegue ter acesso somente em um lado. O rebite é formado por uma cabeça e uma haste que podem ser feitas de diferentes materiais e formatos.
Por isso, há vários tipos de rebite, como o rebite de aço, inox. Além disso, as especificidades de cada rebite se diferem nos modelos de rebite:
Sólido: esse modelo possui a cabeça redonda e também é conhecido como rebite maciço ou de bater. É um dos fixadores industriais mais antigos, por isso você já deve ter visto essa peça em embarcações e transportes que aparecem em filmes de época;
Semi tubulares: a parte contrária à cabeça é oca. São utilizados em projetos que precisam de movimentos principalmente.
Vimos que há vários modelos e materiais, mas como fixar com rebite? A aplicação pode ser feita com rebitadeiras, ou seja, são máquinas que ajudam nesse processo. O rebitador manual é indicado para atividades mais simples, já o rebitador pneumático serve para tarefas mais intensas. Ainda há o rebitador elétrico, também indicado para serviços mais pesados.
Parafusos
Outra forma de fixação industrial é a utilização de parafusos. Também realizam a fixação semipermanente.
Para garantir a eficiência, cada situação exige um tipo de parafuso diferente. Há vários modelos e materiais dessa peça no mercado, alguns são:
sextavado: utilizado em máquinas, veículos, entre outras situações;
auto atarraxante: é pontiagudo e possui uma rosca larga;
plastic: servem para fixação de componentes de plástico;
francês: possui cabeça arredondada, usado em diversos projetos
Porcas
Na maioria dos casos, as porcas são utilizadas em conjunto com os parafusos. Assim como os outros fixadores, existem uma diversidade de porcas para que você escolha a melhor para o seu projeto.
Como encontrar fixadores industriais?
Comprar qualquer fixador industrial parece ser algo simples, mas não é! Não basta estudar para escolher o melhor modelo para o seu caso e a peça ser de má qualidade, né?
Por isso, fique atento! Não compre de qualquer fornecedor, é necessário avaliar antes!
Assim, além de pesquisar o preço de rebites, pesquise também a empresa que você vai comprar. Essas peças de fixação são importantes para qualquer projeto, por isso tenha cuidado na hora de comprar!