Manter a casa limpa evita problemas de saúde no inverno

Baixas temperaturas e ar seco podem causar problemas respiratórios


O inverno se aproxima – e, com ele, as baixas temperaturas e o ar seco. Todas essas condições são propícias para inflamação das vias respiratórias e doenças relacionadas com esse quadro, como a rinite alérgica. Algumas medidas, no entanto, podem atenuar ou até mesmo acabar com esses problemas.

A falta de limpeza adequada pode provocar diversos problemas. A propagação de vírus, por exemplo, pode ser reduzida em até 80% quando o ambiente está corretamente limpo. Doenças de pele, sinusite, rinite, asma e outros problemas respiratórios podem se agravar com o acúmulo de sujeira. Para se ter uma ideia do impacto, doentes custam R$ 225,8 bilhões e correspondem a 7,7 dias perdidos de trabalho por profissional. Portanto, os empregadores também devem se preocupar com esses aspectos.

Com exceção de gestação, parto e puerpério, as doenças respiratórias são as principais causas de internação no Brasil, de acordo com o DATASUS, com mais de 1 milhão de casos por ano. Uma das principais doenças é a asma, que inflama os brônquios por causa da influência de fatores externos, como poluição. No inverno, as pessoas possuem a tendência de ficar em ambientes fechados, o que dificulta a dispersão dessas partículas.

Realizar a medicação e a vacinação antigripal é essencial para controlar esses problemas. Além disso, uma boa higienização de sua casa com certeza vai contribuir para a diminuição desses sintomas – ou pelo menos não colaborar para que eles sejam estimulados. Um acessório que pode ajudar nessa limpeza é o aspirador de pó. Ele limpa almofadas, estofados, cortinas, carpetes e tapetes, aspira as poeiras e pelos dos pets em aberturas de ventilação dos eletrônicos, paredes, rodapés, poeiras e teias de quinas e tetos.

Dê especial atenção ao banheiro, que deve estar em perfeita higienização. Utilize produtos específicos para este fim, como desinfetantes neutros e detergente. No caso dos pisos e das sujeiras solúveis em água, a recomendação é que você use mop úmido. Em lugares mais amplos e coletivos, você pode usar as lavadoras automáticas.

Outro dispositivo que deve ter especial atenção é o ar-condicionado, principalmente nesta época do ano, quando ele não é utilizado com tanta frequência como no verão. A limpeza e a manutenção do aparelho são fundamentais para a durabilidade e o funcionamento correto do produto, mas também para diminuir o acúmulo de poeira nos filtros. Realize a limpeza periodicamente desses componentes e procure empresas especializadas para te indicar a melhor forma de fazer a manutenção do aparelho. Assim, você diminui o risco de ter mais um acessório em casa que pode desencadear uma crise alérgica.