MasterChef Brasil 2023 reinventa dinâmicas, provas e premiações

Apesar de as mudanças da 10ª edição incluírem até o corpo de jurados, temporada cria desafios inspirados em momentos icônicos da história do reality show culinário


Quase uma década depois da estreia da primeira temporada, em setembro de 2014, o MasterChef Brasil ainda sustenta o título de maior competição de gastronomia do país. Mas se manter no ar durante tanto tempo tem sido um desafio. Não por acaso, as últimas edições, especialmente a atual, demonstram o anseio dos produtores em repaginar o formato.

A 10ª temporada do programa trouxe uma seletiva mais rigorosa, com 90 competidores em disputa por vagas em desafios televisionados. Apesar de não ser um movimento de todo inédito, indica o propósito de homenagear a trajetória da competição ao longo desses dez anos. Menções e inspirações de provas e dinâmicas passadas prometem ser retomadas durante esta edição. 

Principais atualizações

A versão de 2023 começou a ser exibida no dia 2 de maio e vai ao ar todas as terças-feiras pela TV aberta, no canal Band. Ao todo, 18 participantes, com idades entre 19 e 59 anos, foram selecionados para concorrer ao troféu MasterChef e às novas premiações, que somam R$ 300 mil creditados no cartão Pão de Açúcar e mais 300 mil pontos Stix, que dão direito a outros prêmios. 

Além desses valores, o campeão ganhará um conjunto de panelas Royal Prestige; uma visita à fábrica da Eisenbahn, em Blumenau, patrocinada pela marca; curso de sommelier de cerveja; home bar completo da Eisenbahn; e um curso na Le Cordon Bleu. O finalista que ficar em segundo lugar poderá fazer um curso de pâtisserie com profissionais especializados. 

Outra alteração atingiu o time de jurados. Com a saída temporária do chef Henrique Fogaça, o chef premiado internacionalmente Rodrigo Oliveira assumiu o cargo. Embora tenha uma fala mansa e um semblante tranquilo, o cozinheiro é exigente e tem elaborado críticas contundentes sobre as performances dos competidores. Portanto, se mostrou um complemento interessante da chef de estrela Michelin, Helena Rizzo, e do francês Erick Jacquin. 

Para acirrar a concorrência, a apresentadora Ana Paula Padrão agora presenteia os vencedores das provas com um pin dourado, a fim de incentivar, ainda mais, a competitividade. Os desafios dentro da cozinha também ganham uma camada extra de dificuldade com rigor técnico e conhecimento de sabores pantaneiros, do médio oriente, africanos e outros. 

Trajetória

Desde que chegou ao Brasil, o MasterChef se tornou uma das competições televisionadas mais apreciadas pelo público, tanto que seu nome foi incorporado ao jargão popular para retratar a habilidade amadora na culinária. Por isso, é certo que o conteúdo incentiva o contato com o preparo das refeições, a compreensão da função da montagem de pratos e inspira a composição de uma cozinha prática e eficiente, com utensílios de qualidade, que vão desde um fogão 4 bocas até uma batedeira planetária ou multiprocessadores. 

Nesses 10 anos foram exibidas 9 temporadas com amadores, 4 com profissionais, 2 com crianças na versão júnior, uma edição especial com ex-participantes (A Revanche) e a recente MasterChef , de competidores idosos. Após a 10ª temporada, está prevista a 5ª edição com profissionais e a 2ª com amadores que estão na melhor idade (60 ).