Meditação mindfulness pode ajudar a acabar com a insônia

Técnica atua no sistema nervoso simpático, proporcionando redução dos sintomas de depressão e ansiedade e reduzindo a insônia


Segundo a Associação Brasileira do Sono (ABS), 73 milhões de brasileiros sofrem de insônia - o equivalente a quatro em cada dez brasileiros. Os tratamentos farmacológicos que não envolvem o uso de medicamentos são divididos em dois tipos: o chamado higiene do sono, que inclui a mudança de hábitos com o intuito de melhorar a indução e a qualidade do sono, e a psicoterapia, que utiliza de diversas técnicas de relaxamento corporal e mental, como o mindfulness.

A insônia pode ser caracterizada pela dificuldade em pegar no sono - chamada insônia inicial -, pela perda de sono no meio da noite e também pode haver quadros mistos, nos quais, além da dificuldade para começar a dormir, há o despertar uma ou mais vezes por noite, seguido da dificuldade para acalmar a mente.

A meditação mindfulness serve para ambos os casos, já que consiste em observar os pensamentos responsáveis por manter a mente acordada sem julgamento. Basta deixar os pensamentos seguirem seu curso, sem tentar bloqueá-los, e, assim, reduzir atividades cerebrais ainda mais intensas e a sensação de ansiedade.

De que forma o mindfulness é feito?

A técnica é uma forma de treinar a mente a voltar a atenção ao momento presente. A ênfase é dada a tudo que o corpo está sentindo, às sensações físicas da respiração, aos pensamentos e às emoções, sem tentar impedi-los ou questioná-los.

Durante a prática, quando os pensamentos estão se acelerando, abre-se mão da tentativa de bloqueá-los, e volta-se a atenção novamente à respiração e às sensações corporais como um todo, de maneira cíclica para evitar o estresse.

Esta ação atua no sistema nervoso simpático, proporcionando redução dos sintomas de depressão e ansiedade e, consequentemente, amenizando o quadro de insônia.

O ambiente também conta

Afastar a falta de sono não é um objetivo que se alcança sozinho, pois fatores externos também influenciam na condição de insônia. Por conta disso, é necessário que o quarto seja um ambiente tranquilo, silencioso, de baixa ou nenhuma luminosidade e com temperatura adequada, para permitir o relaxamento total do corpo.

Conforto é outro ponto essencial: tanto o colchão de casal quanto de solteiro, assim como os travesseiros, devem ser feitos com material e densidade adequados, para manter o corpo acomodado da melhor maneira possível.