Exclusiva para sócios do sindicato, a eleição é nesse primeiro turno ocorre apenas nas fábricas onde haverá CSE (Comitê Sindical por Empresa). O processo terá início às 7h da segunda-feira, dia 25, e termina às 17h de terça, dia 26. Segundo o sindicato,essa etapa define a Direção Plena, ou seja, quem será dirigente sindical na gestão 2020/2024.
Já o 2º turno, que define o presidente da entidade, bem como a direção executiva e o conselho fiscal, será nos dias 15 e 16 de junho.
As fábricas onde haverá comitê sindical são: Gerdau, Tenaris Confab (Tubos e Coating), Novelis, GV do Brasil, Confab Equipamentos, Bundy Refrigeração, Incomisa, e Harsco, além do Comitê Sindical dos Aposentados.
"Vai ser chapa única em todas as fábricas. Isso mostra que a categoria está de acordo com as ações do sindicato, com o todo o trabalho que tem sido feito nesses anos. Mesmo assim reforçamos a importância de participar da eleição, pra concretizar o processo e continuarmos negociando pelos empregos, por salário, pela saúde e pelos direitos dos trabalhadores", disse o atual presidente da entidade, Herivelto Vela.
Ainda segundo a instituição, a realização do processo eleitoral neste momento é uma necessidade jurídica. Ele está sendo feito eletronicamente, mas atendendo todas as determinações do Estatuto Social da entidade.