Foi se o tempo que o público do automobilismo era apenas formado por homens e poucas mulheres. Hoje, o que se vê durante a 30ª Edição do Salão Internacional do Automóvel de São Paulo são milhares de famílias curtindo os mais de 500 veículos em exposição no São Paulo Expo. O SDA segue até o próximo domingo (18) com uma programação extensa que agrade desde crianças a pessoas da melhor idade.
A Volkswagen, por exemplo, conta com diversas atividades para toda a família em seu estande. O desafio "Volkswagen Escape" é um deles. Os visitantes são trancados em uma garagem e terão que decifrar diversos enigmas com ajuda do manual cognitivo do Tiguan Allspace, que utiliza a inteligência artificial do IBM Watson. Destinada a grupos de dez jogadores em sessões de 15 minutos cada, a ação foi 100% customizada para a participação da Volkswagen no Salão do Automóvel.
As crianças e jovens a partir de 6 anos podem participar de oficinas de programação, robótica e de games 2D sobre educação e legislação de trânsito nesse espaço, que conta com a parceria com a rede Happy Code, escola de tecnologia e inovação. Para os menores de 6 anos, haverá oficina de pintura.
O Instituto Renault como sempre marca presença no Salão do Automóvel como um dos mais importantes projetos de educação para a segurança no trânsito. O Instituto apresenta três miniveículos elétricos, além de um eletroposto para abastecimento numa mini escolinha para crianças foi montada no estande da marca.
"Por meio do eixo de atuação Mobilidade Sustentável, o Instituto Renault realiza e apoia uma série de atividades educacionais para promover um trânsito mais humano e mais seguro no Brasil, com destaque para o programa 'O Trânsito e Eu'", afirma Caique Ferreira, vice-presidente de Instituto Renault e diretor de Comunicação da marca. As aulas abordam a convivência entre motoristas, pedestres, idosos, ciclistas,agentes de trânsito e pessoas com deficiência, além de explicar às crianças todos os riscos de combinar álcool e direção.
No estande da Toyota também é possível experimentar a sensação de pilotar em uma pista de corridas, desta vez no Circuit de la Sarthe, circuito na França onde se disputa as 24 Horas de Le Mans. Nesse caso, o simulador não fica dentro do carro. Ele é um equipamento com a direção e os mecanismos de troca de marcha iguais aos do carro de corrida TS040, da Gazoo Racing.
Na Chevrolet, um game virtual simula um pit stop em carros de corrida da Stock Car e da Super TC. O visitante pode vivenciar a experiência de trocar pneus com óculos de realidade virtual. Um placar mostra o ranking daqueles que realizaram a operação no menor tempo.
No estande da Jeep, as atividades são mais radicais, ligadas a aventura, para ´´casar´´ com a cara da marca. O visitante pode fazer uma tatuagem em um estúdio instalado no espaço da montadora. Ele escolhe entre 150 desenhos pré-definidos, ligados a natureza, aventura, ou à própria marca Jeep. Para participar, é preciso se cadastrar no Jeep Nation (jeepnation.jeep.com.br ). Quem quiser também pode experimentar a parede de escalada. Essa só vale para pessoas com até cem quilos e para crianças a partir dos 4 anos.
Já no estande da Bosch é possível experimentar, em dois simuladores, a condução autônoma por meio de realidade virtual. Também é possível conhecer a eficiência da frenagem automática de emergência (automatic emergency braking) nos test drives que a Bosch promove na área externa do Espaço New Mobility.
Quem visitar o Dream Lounge terá ainda a oportunidade de entrar nos dois cockpits do jogo Xbox da Microsoft com o recém-lançado Forza Horizon 4, no qual o McLaren Senna é o carro-estrela, além de um simulador de realidade virtual (VR). "As pessoas podem passear por um museu virtual com itens do piloto, é incrível", adianta Bianca Senna, CEO responsável pela marca SENNA.
Tem também o test drive virtual no estande da Kia Motors. É um percurso no Autódromo de Interlagos a bordo do Stinger GT, um sedã esportivo que atinge 100 km/h em 4,9 segundos. Depois de entrar no carro, o motorista coloca óculos de realidade virtual e começa a dirigir o simulador. Na tela, a pista de Interlagos.
Ingresso diário - Os ingressos para fim de semana, feriado e emenda de feriado custam R$ 99,00 (meia R$ 49,50). Para dias de semana o valor é de R$ 80,00 (meia R$ 40,00).
Nitro - Flexibilidade para escolher o melhor dia para a visita - 1 acesso (R$ 130,00).
Kit fã - Kit com camiseta exclusiva (7 tipos de camisetas para escolha - R$ 180,00).
Passaporte - Ingresso que dá direito a visitar o evento todos os dias (R$ 350,00).
Box Super Fã - kit com flexibilidade de data, brindes do Salão do Automóvel, estacionamento e entrada exclusiva - 1 acesso (R$ 400,00).
Vip - Acesso vip ao evento em qualquer dia, com entrada exclusiva, serviço de valet, acesso ao Lounge Vip e pulseira para o Espaço dos Sonhos - 1 acesso (R$ 370,00).
Serviço:
Evento: Salão Internacional do Automóvel de São Paulo Data: 08 a 18 de novembro de 2018 Horário: das 13h às 22h / das 11h às 19h (último domingo 18/11/2018) Local: São Paulo Expo Exhibition & Convention Center Endereço: Rodovia dos Imigrantes, km 1,5 - Vila Água Funda Informações e ingressos: www.salaodoautomovel.com.br