O mau cheiro proveniente da estação de tratamento da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) já quase faz parte do cotidiano de moradores de Caçapava, principalmente os residentes dos bairros Jardim São José, Jardim Amália e Vila André Martins.
De acordo com a esteticista Adriana Gabriel, que mora no Jardim São José, o mau cheiro chega a sufocar. "A noite o cheiro piora, é insuportável. Quando esquenta é pior ainda. Isso está assim há meses", conta. Ela também disse que entrou em contato com o supervisor da Sabesp e que a resposta foi que teria ocorrido um furto na estação de tratamento. "Ele disse que aconteceu isso devido a um furto de cabos de energia que faz a máquina funcionar para tratar a água", contou.
Vários usuários nas redes sociais reclamaram da situação. "Só de passar lá sentimos o cheiro. Coitado de quem mora perto", disse um internauta. "Está insuportável o cheiro. De madrugada o cheiro entra dentro de casa", disse outro usuário. "Queria saber no que é usado a taxa de esgoto que pagamos todos os meses?", questionou mais um internauta.
Procurada, a assessoria de imprensa da Sabesp disse às 16h15 desta segunda-feira (17) que estava aguardando aprovação de nota oficial da empresa sobre o assunto para divulgação. Entretanto, às 17h57, a Sabesp enviou uma nota oficial sobre o caso.
Veja abaixo, na íntegra, nota enviada para o Agora Vale:
A Sabesp informa que a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Caçapava foi alvo de criminosos nos últimos meses, com o furto de cabos do sistema elétrico. As ocorrências foram registradas na delegacia do município. A polícia investiga os crimes. A Sabesp está substituindo os cabos para instalação e recuperação do sistema. A ETE está operando de maneira parcial. O prejuízo ainda está sendo contabilizado, mas já ultrapassa R$ 60 mil. A Companhia vai investir na implantação de sistema de segurança para impedir novos furtos. A Sabesp pede desculpas pelos transtornos e está à disposição pelos telefones 195 e 0800 055 0195 (ligação gratuita), pela Central de Atendimento, também pelo portal Sabesp (www.sabesp.com.br) e pelo aplicativo Sabesp Mobile, disponível nas lojas de aplicativos Android ou IOS.