Os moradores de São Luiz do Paraitinga foram orientados a buscar abrigo em casas de familiares depois que o nível do rio subiu ainda nessa última terça-feira (31). O Corpo de Bombeiros (CB) está atuando de forma preventiva no município e estima que o nível das águas atinja cerca de 4,5m acima do leito.
As orientações dos bombeiros é que, diante de uma enchente decorrente ao extravasamento do Rio Paraitinga, a populção deve manter uma distância segura da água. Segundo as informações do CB, o recomendado para a população que mora nas proximidades do rio é retirar os pertences de casa e procurar local seguro, de preferência na casa de parentes.
Os bombeiros ainda ressaltaram que em caso de haver alguém ilhado ou levado pela correnteza, os munícipes devem acionar de imeditato o serviço de emergências através do 193. Não é recomendado tentar o salvamento por conta própria, pois pode se tornar uma nova vítima, uma vez que a correnteza do rio é perigosa até mesmo para um nadador experiente.
Nesta manhã de quarta-feira (1º), o monitoramento continua por todo o leito. O nível das águas estabilizou por volta da meia noite e vem diminuindo lentamente desde então. Até o momento, não houve necessidade de intervenção dos bombeiros.