Morre Bruno Covas em São Paulo

Ele lutava contra o câncer no trato digestivo; sepultamento será em Santos, litoral de SP.


Morre Bruno Covas em São Paulo. Morre Bruno Covas em São Paulo. (Foto : Divulgação)

O prefeito licenciado de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), morreu às 8h20 deste domingo (16). A informação foi confirmada pelo Hospital Sírio-Libanês, onde o paciente recebeu tratamento. 

Desde 2019,  Covas lutava contra um câncer no trato digestivo, que apresentou metástase, espalhando-se para o fígado e ossos. Desde o dia 3 de maio ele estava internado tratando a doença. 

O prefeito decidiu se licenciar do cargo, que foi assumido interinamente, até o momento, pelo vice-prefeito Ricardo Nunes, que passa a ser o atual chefe do Executivo. 

 

Bruno Covas com o filho Tomás em foto tirada no último dia 4 de maio e publicada nas redes sociais. Bruno Covas com o filho Tomás em foto tirada no último dia 4 de maio e publicada nas redes sociais. (Foto : Divulgação)

História

Bruno Covas Lopes, 41 anos, foi um advogado, economista e político brasileiro. Nascido em Santos, litoral de São Paulo, formou-se em Direito pela Universidade de São Paulo e em Economia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Neto do ex-governador de São Paulo, Mario Covas, Bruno, desde criança esteve ligado à política, com grande influência de seu avô, com quem teve a oportunidade de residir na década de 1990.

Política

Filiado ao PSDB, partido fundado pelo avô, desde 1998, aos 18 anos, Bruno Covas exerceu cargos públicos, há mais de uma década e meia.

Não teve sucesso na primeira tentativa, quando concorreu a vice-prefeito de Santos em 2004, entretanto, após esse período, não perdeu mais.

Em 2006, foi eleito deputado estadual para atuar na Assembleia Legislativa de São Paulo, sendo reeleito em 2010.

No ano seguinte, licenciou-se do mandato de deputado estadual para assumir como secretário do Meio Ambiente de São Paulo, durante a gestão do então governador Geraldo Alckmin (PSDB).

Em 2014, Bruno Covas avançou na política, sendo eleito deputado federal por São Paulo.

Em 2016 foi eleito em primeiro turno vice-prefeito de São Paulo pelo PSDB, na chapa de João Dória. Posteriormente, em 2018, Dória deixou o cargo para concorrer as eleições para governador. Covas assumiu definitivamente o cargo de prefeito de São Paulo.

No ano passado, Bruno Covas foi reeleito prefeito de São Paulo com 59,38% de votos apurados, ultrapassando Guilherme Boulos (PSOL) com 40,62%.

Família

Bruno Covas deixa um filho, Tomás Covas Lopes, fruto da união com sua ex-mulher,  Karen Ichiba.

Velório e sepultamento  

O corpo de Bruno Covas será levado do Hospital Sírio-Libanês para o Edifício Matarazzo,  onde fica a sede da Prefeitura.  Às 13h, haverá uma homenagem de familiares e amigos próximos. Por causa da pandemia,  não será permitida a participação do público.  

Depois, o corpo de Covas sairá pelas ruas de São Paulo em cortejo e seguirá para Santos, litoral de São Paulo,  onde será sepultado com uma cerimônia apenas para a família.  

 

*Texto atualizado às 11h40.