Museu de Pindamonhangaba é selecionado em edital para formação EAD

Enquato as portas não se abrem, museu disponibiliza vídeos "Memória Viva" no Youtube da Prefeitura


Concorrendo com vários museus do estado de São Paulo, o Museu de Pinda foi selecionado no edital de Educação à Distancia (EAD), com formação em "tecnologia social da memória" para a criação de núcleos do Museu da Pessoa, em museus do estado de São Paulo.

O edital lançado pelo Museu da Pessoa, que é um museu virtual e colaborativo de histórias de vida, tem como premissa compartilhar a metodologia para fortalecer os trabalhos já realizados pelas instituições selecionadas, contribuindo para o diálogo com a sociedade, a valorização da história de pessoas para o fortalecimento da identidade local e o conhecimento da história pela visão de diferentes narradores.

O Museu Histórico e Pedagógico Dom Pedro I e Dona Leopoldina apresentou uma carta de interesse e uma equipe formada por cinco membros, sendo três da instituição e dois parceiros da sociedade civil. O percurso para a formação desse núcleo compreende de formação em tecnologia social da memória, seguido de produção e registro de relatos de pessoas, tudo com orientação dos responsáveis técnicos do Museu da Pessoa.

"Já havia o interesse de olharmos mais cuidadosamente para o patrimônio imaterial, iniciamos um trabalho discreto ano passado que foi o projeto "Histórias de Quinta", levando conhecimento por meio da oralidade das contações de história da história, mas dar continuidade aos registros de vida de pessoas, como o projeto de décadas do "Memória Viva" seria bárbaro, e será, tendo como suporte, profissionais daquele museu especialista em pessoas", informou o coordenador do Museu, Mauro Celso Barbosa. "A formação técnica da equipe iniciará no dia 13 de julho e em breve começaremos a conhecer as histórias da nossa gente".

Especificamente em museus ou outras organizações com atuação em memória, o intuito é que a criação de um núcleo do Museu da Pessoa contribua com:

  • a promoção de novas formas de aproximação e interação com o público,
  • o fortalecimento de atividades educativas e de pesquisa,
  • o estímulo ao diálogo entre diferentes formatos de acervo,
  • a ampliação do registro e da preservação do patrimônio imaterial,
  • a troca de conhecimento técnico,
  • a criação de um canal de acolhimento de pessoas que querem dar seu relato sobre sua relação com o tema do museu ou organização,
  • a ressignificação dos acervos por meio de novos sentidos trazidos por histórias coletadas e
    incorporadas na exposição,
  • a transferência de conhecimento metodológico para que os Museus utilizam da Tecnologia Social da Memória para suas ações museológicas.

Enquanto as portas estão fechadas

O Museu Histórico e Pedagógico Dom Pedro I e Dona Leopoldina conta, em seu acervo, além de peças das mais variadas épocas e pertencentes a famílias de Pindamonhangaba, com um grande arquivo com entrevistas chamadas de "Memória Viva". Nelas, personalidades da cidade contam sua história e, ao mesmo tempo, um pouco da história de Pinda através de seu olhar.

Essas entrevistas estiveram à disposição para a população assistir no museu, contudo, agora que o prédio público está fechado devido à pandemia do coronavírus, a equipe coordenadora do museu está disponibilizando os vídeos no canal do Youtube da Prefeitura de Pindamonhangaba.

De acordo com o coordenador do Museu, Mauro Celso Barbosa, a iniciativa comemorativa aos 315 anos de Pindamonhangaba resgata um pouco da história e a torna acessível a todas as pessoas. "A oralidade é fundamental para a construção da história, e nada como conhecermos a história da cidade por meio das narrativas desses ilustres personagens", observou.

Segundo o secretário de Cultura e Turismo de Pindamonhangaba, Alcemir Palma, o museu tem a função tanto de preservar a memória por meio de materiais e bens móveis, quanto a memória oral, ou seja, com as pessoas que construíram a cidade de Pindamonhangaba. "A gente aproveitou um trabalho que já existia, que era esse registro em vídeo, e a gente agora disponibiliza para que todos tenham acesso a esses depoimentos, que contam um pouco da história pessoal de cada entrevistado, mas da história de cada um relacionada à cidade e que acaba também mostrando um pouco da história da Pindamonhangaba. Essa é a intenção", explicou.

"Este é o primeiro passo, a partir de um trabalho que já existia, de pessoas que foram importantes, de nomes que tiveram uma relação com a cidade, e a gente pensa e deseja que isso continue. Tanto que o museu de Pinda foi selecionado pelo Museu da Pessoa para ter uma capacitação, para podermos continuar a registrar a história dos cidadãos ou daqueles que queiram disponibilizar sua história, para demonstrar a sua relação e o seu amor com a cidade de Pindamonhangaba", revelou o secretário.

Os primeiros cinco vídeos estarão à disposição de todo o público, na Playlist História de Pindamonhangaba, e serão lançados no dia 10 de julho de 2020. Os primeiros entrevistados são: Jacob de Souza, Walter José Picca, Antonio Claro, Julia San Martin Boaventura e Augusto César Ribeiro.

"Neste momento em que as pessoas não podem adentrar o museu, essa é uma forma de conhecer uma parte do acervo que consta no museu, que é o acervo das memórias dessas pessoas que contribuíram para que a gente chegasse aqui aos 315 anos de Pindamonhangaba", concluiu.